Arranjos florais: Aprenda Dicas De Como Montar

As flores sem dúvidas dão vida a qualquer ambiente. Elas trazem beleza, cores e alegria seja para um evento ou até mesmo para decorar a casa no dia-a-dia. Elas têm um grande valor monetário também e isto pode, muitas vezes, impedir que tenhamos sempre a casa florida. Imagine ter que encomendar frequentemente um desses arranjos florais a uma floricultura?

Uma grande despesa no orçamento final da casa. Poderíamos resolver esta questão optando por flores artificiais, mas muitas pessoas não gostam deste tipo de decoração, sem contar que você perde em beleza e também no perfume. Uma opção é fazer você mesmo seus arranjos florais. Não precisa ser profissional, basta seguir os passos abaixo para aprender como montar lindas peças de decoração floridas. Veja:

Passo a Passo Para Montar Belíssimos Arranjos Florais

como-fazer-arranjos-florais

1 – A Escolha do Ambiente

arranjos-florais-ideias

Pense em qual lugar da sua casa ou espaço do evento você deseja colocar as flores. Depois observe com atenção este ambiente e registre todos os detalhes como: os tipos de móveis usados, os itens de decoração e a paleta de cores que já fazem parte do local.

Planeje em como você poderá combinar cores e texturas. Ambientes sóbrios podem receber cor e alegria através das flores, enquanto os ambientes mais alegres podem contrastar com arranjos florais mais neutros como o branco.

2 – A Escolha Das Flores

arranjos-florais-mesa

Em cada época do ano existem tipos de flores que se dão bem com determinado clima. Na primavera você encontrará com facilidade camélias, lisianthus, lírios e gérbera. No verão será a vez das rosas, hortênsias e orquídeas e no inverno você conseguirá fazer lindos arranjos florais com copo de leite, tulipas e alstroemérias.

Não deixe de pesquisar antes quais as flores da estação, pois serão as mais bonitas, você terá facilidade para encontrá-las e o custo também ficará bem menor do que com flores que estejam fora da estação.

 3 – A Escolha Do Vaso Ideal  

arranjos-florais

Com uma visão ampla do ambiente você poderá escolher um vaso para suas flores que irá harmonizar com o local em que será colocado. O vaso deve ter tamanho compatível com a quantidade de flores que você escolheu. Um vaso de flores grande com um buquê bem pequeno não fica bonito e dá a impressão de que você não teve cuidado com os detalhes na hora de montar seus arranjos florais.

Há infinitas possibilidades no mercado que vão dos mais simples aos mais luxuosos e não será difícil encontrar um vaso que se adeque ao seu ambiente. Deve ser um vaso que dê firmeza e sustentação para evitar acidentes quando alguém passar por perto ou encostar nele. Se o ambiente permitir, dê prioridade aos vasos de flores altos pois chamam mais atenção e ficam mais bonitos. Uma opção charmosa é utilizar de materiais recicláveis, por exemplo: as garrafas de vinho ou latas que você irá jogar no lixo podem ser transformados em lindos vasos de flores.

4 – Prepare As Flores Para Seus Arranjos Florais

arranjos-florais-delicados

Veja agora algumas dicas importantes para preparar, conservar e manter suas flores antes de montar seus arranjos florais:

  • Tire todos os espinhos e folhas do caule;
  • Faça um corte diagonal na haste de cada flor, isso ajuda na absorção da água e aumenta o tempo de vida das flores durante os eventos;
  • Na montagem do buquê intercale os tipos de flores escolhidos para dar harmonia e leveza ao seu arranjo;
  • Junte as flores e amarre todas as hastes juntas com arame de jardinagem verde para dar firmeza ao buquê;
  • No fundo do vaso coloque uma esponja floral e um pouco de água que ajudará a não encharcar as flores;
  • Aproveite as folhas que você retirou para preencher e dar volume. O vaso deve ser limpo e a água sempre trocada;
  • Não use água gelada e evite ambientes que tenham ar-condicionado.

5 – Decore Com Criatividade

arranjos-florais-criativos

Para decorar o vaso você pode enfeitar e usar acessórios na composição de seus arranjos florais. Lembre-se sempre que eles devem combinar com o ambiente em que serão colocados. Use sua criatividade para acrescentar galhos, folhagens, tecidos, palhas, musgos e fitas decorativas.

As dicas são simples e os resultados são lindíssimos. Basta seguir estas sugestões e ter um pouco de habilidade para trabalhar com as flores. É preciso também bom gosto e paciência para concluir seu arranjo com perfeição.

Dedique um tempo para avaliar e montar combinações de cores e tipos de flores em seus arranjos florais. Ao final do trabalho você terá grande satisfação pessoal ao ver uma linda peça de decoração feita por você!

Reply