Como calcular o Período Fértil

No momento em que um casal decide ter um filho, ter relação sexual determina status de comprometimento, com data e hora marcada. Quando querem de verdade ter um filho e a gravidez não ocorre no tempo desejado, o estresse acaba com a relação. Dessa forma, quando entrar dessa tensão, entenda que existe um período fértil, que não fizer relação nesse período é praticamente impossível engravidar.

Como calcular o Período Fértil (Foto: Divulgação)

Como calcular o Período Fértil?

A dica para tentar engravidar sem estresse é conhecer o seu corpo. Quem sabe exatamente quando acontece o seu período fértil só se preocupa em fazer testes de gravidez nesse período. Veja a seguir como calcular o período fértil da sua relação.

– Temperatura basal

O método aconselhado para pessoas que têm o ciclo menstrual aceitável e com um ritmo certo incide em fazer a medição da temperatura todos os dias por meio da manhã, quando ela está mais baixa. Quando existe ovulação, por causa da ação da progesterona, a temperatura tende a aumentar cerca de 1 grau.

O problema é que a temperatura pode aumentar muitos dias antes da ovulação e se manter elevada alguns dias depois da ovulação. Por isso é complicado ter certeza do dia exato por meio desse método de medir a temperatura.

A forma ideal é sustentar as temperaturas assinaladas por vários meses seguidos para entender qual o padrão do seu corpo. Você vai entender como saber se está ovulando antes e depois disso.

Aprenda a calcular o período fértil (Foto: Divulgação)

– Tabelinha

O método chamado como tabelinha é recomendado para mulheres que funcionam como um relógio, de modo bem regular. Nesse caso você precisa considera o primeiro dia da menstruação o dia 1 e conta até o primeiro dia da menstruação seguinte.

Tire dessa conta 18 dias do número total e tenha relações em dias alternados, por uma semana. Exemplo: para um ciclo de 30 dias, diminua 18. Se quiser engravidar é só praticar relações sexuais dia sim e dia não.

– Cólica menstrual

Você sabia que a ovulação pode ser indicada com cólicas menstruais. Cerca der 20% das mulheres possuem cólica menstrual leve ou pressão no abdômen no período de ovulação. Esse desconforto abdominal pode ter duração de alguns minutos ou até mesmo algumas horas.

Calcule o período fértil mesmo se tomar remédio (Foto: Divulgação)

– Mudança no muco cervical

Por causa das mudanças hormonais do organismo feminino no período do ciclo menstrual, o muco cervical fica com uma coloração diferente e textura. Depois da ovulação, a quantia é pequena ou inexistente e a vagina fica totalmente seca.

Já quando você estiver no período ovulação (que são dias antes e outros depois da ovulação), a secreção vaginal é muito grande e transparente. Para a maioria das mulheres esse período lembra a clara de ovos. Nesse momento os espermatozoides possuem vida mais longa nesse ambiente úmido e a chance de engravidar aumenta. Depois desse processo o muco some de novo e o ciclo recomeça.

Calcule o período fértil30 e aumente as chances de engravidar (Foto: Divulgação)

– Teste de ovulação

Existe um teste comprado em farmácia para ovulação. Esse teste pode ser comprado em farmácia e ele funciona como um exame de gravidez. É necessário colocar três gotas de urina no estojo e aguarda alguns minutos e o resultado aparece. Depois que terminar a menstruação é necessário já começar a fazer os testes para ter certeza do dia da ovulação.

Add Comment