Significado de Madrinha de Consagração

Você sabe qual é o significado de madrinha de consagração? A madrinha trata-se da pessoa do sexo feminino que tem o  comprometimento de tecer cuidados e proteção para alguma pessoa sempre. Mas a figura da madrinha é essencial principalmente quando os pais faltam. A madrinha tem a função junto com o padrinho de ser um verdadeiro segundo pai para a criança.

Significado de Madrinha de Consagração (Foto: Divulgação)

Significado de Madrinha de Consagração ?

O relacionamento entre a madrinha e o chamado afilhado (substantivo empregado a pessoa que é apadrinhada (o)) são bem comuns na esfera religiosa. O grande exemplo que temos é a chamada “madrinha de batismo”.

Nesse caso a pessoa do sexo feminino acompanha a criança no ritual de batismo, tendo como comprometimento a função de dar assistência e auxílio para que essa pessoa se torne um bom cidadão no futuro.  A madrinha de batismo acaba sendo a imagem materna do afilhado.

Entenda porque o batizado é importante (Foto: Divulgação)

Diferença da consagração e do batismo?

O que muitas pessoas confundem é a questão de ser a madrinha de batismo com ser madrinha de consagração. Existem diferenças bem claras. A madrinha de consagração pode ser diferente da madrinha de batismo. A madrinha de consagração é a que simboliza um ato de devoção pela Nossa Senhora.

Os pessoas que fazem parte da igreja católica acredita que a Nossa Senhora irá proteger a vida daquela pessoas que está sendo batizada por todos os dias da sua vida, e por conta disso tem uma madrinha que vai fazer esse canal entre a pessoa batizada e a santinha por meio de orações. Os católicos acreditam que a santinha também vai guiar todos os seus passos para que eles sigam o caminho de Deus.

Madrinha de batizado (Foto: Divulgação)

Origem da palavra madrinha

A palavra “madrinha” vem da palavra em latim mater, que significa “mãe” na tradução para o português. A função da madrinha é a de ser uma segunda mãe. Estando próxima a criança, sempre dando suporte para ela e mostrando os muitos caminhos que ela pode tomar na vida.

Apelido de madrinha

A madrinha pode ser chamada de modo carinhoso e popular de dinda. Nesse caso a palavra dinda vem como um apelido e um diminutivo da palavra madrinha.

A madrinha não está presente somente nas tradições e rituais de religiões, como também tem função na sociedade e até no campo jurídico. O chamado “apadrinhamento civil” acontece quando uma pessoa resolve ser o responsável pelo sustento de uma pessoa menor de idade sem a necessidade de ser o responsável legal ou seu tutor. Nessa situação, uma “madrinha civil” acaba sendo aquela que vai auxiliar e tecer cuidados de uma criança, sem a responsabilidade de uma adoção, sem ter que morar na mesma casa, por exemplo.

Significado de batizado (Foto: Divulgação)

– Fada-madrinha

Diferente da imagem criada da madrinha da vida real em partes, a fada-madrinha é frequentemente vista em histórias do lúdico. Essa personagem bem comum nos contos de fadas também ajuda as pessoas a terem uma visão de alguém que ajuda a pessoa a ter alguém que interceda, que realiza sonhos dessa pessoa.

– Madrinha de casamento

Outra madrinha bem comum na vida real é a de casamento. Nesse caso, a madrinha pode ser popularmente chamada de comadre. A madrinha de casamento tem como função auxiliar o casal em momentos bons e ruins. E no dia do casamento são as testemunhas mais importantes.

Add Comment