Ceia de Natal: Conheça as melhores receitas para a data

A ceia de Natal é parte essencial dessa data comemorativa. A ceia sempre é uns dos momentos aonde amigos e familiares se reúnem em torno de uma mesa para celebrar o nascimento do menino Jesus nas culturas cristãs. Mas, independente da religião essa época do ano é tida como algo diferenciado para se celebrar. O Natal sempre é um momento de confraternização aonde a fraternidade está em alta.

Faça uma linda ceia de Natal (Foto: Divulgação)

Ceia de Natal: Conheça as melhores receitas para a data

Pensando nisso, vamos dar algumas receitas deliciosas para o seu Natal:

Arroz com cara de ceia de Natal (Foto: Divulgação)

Arroz temperado com coco

Ingredientes

. 1 cebola fatiada em cubinhos pequenos
. 3 colheres (sopa) de azeite
. 2 dentes de alho picados
. 3 xícaras (chá) de água
. 2 xícara (chá) de arroz lavado e escorrido
. 1 xícara (chá) de leite de coco
. Pimenta dedo-de-moça picada a gosto
. 1 pacote de coco ralado queimado (100 g)
. Sal a gosto

Modo de preparo

Comece a sua receita colocando o azeite na panela para que possa refogar a cebola. Ligue o fogo baixo para que a cebola não queime antes de poder refogar. Coloque também o alho na panela e mexa. Quando ambos estiver no tom amarelado pode colocar junto o arroz e mexer por alguns minutos.

Para que ao arroz cozinhe coloque a água. Nesse momento pode colocar na panela também p leite de coco. Deixe o arroz cozinhar sem ficam empapado. Se sentir que o arroz está meio duro coloque de pouco em pouco a água para não perder o ponto do arroz.

Apague o fogo e coloque o coco ralado. Salpique a pimenta e sal sempre misturando com a ajuda de um garfo. Coloque a tampa na panela por alguns minutos para que o coco ralado possa incorporar a mistura.

Depois disso passe para o local aonde você vai servir o arroz no seu natal ou Ano Novo.

Peru assado delicioso para o seu Natal (Foto: Divulgação)

Peito de peru assado com molho

Ingredientes

  • 1 peito de peru fresco, de 2,5 quilogramas, com osso, enxaguado e seco
  • 3 xícaras de caldo de frango ou peru, caseiro ou com baixo teor de sódio
  • 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
  • sal Kosher
  • 1 talo de salsão (ou aipo) cortado em pedaços de 1 centímetro
  • 1/4 xícara de farinha não branqueada
  • pimenta-do-reino moída na hora
  • 1 cenoura pequena, descascada e cortada em pedaços de 1 centímetro
  • 2 cebolas pequenas, descascadas e cortadas em quatro pedaços

Modo de preparo

O preparo dessa proteína bem típica de Natal pode ser feita de muitas formas, vamos ensinar uma muito saborosa, mas não é muito prática. Pré-aqueça o forno a 170°C. Passe a manteiga por cima do peru, colocando manteiga até a cavidade do peito.

Coloque tempero de modo gênero, mas cuidado para não encher de sal. A manteiga já tem sal e outros temperos também. Coloque os legumes em uma assadeira que também comporte o peru.

Adicione a carne em uma assadeira, sempre com o peito do lado de cima. O peru deve ser assado em temperatura mais baixa e de modo mais lento, para que cozinhe por dentro e no final fique douradinho por fora.

Depois de duas horas de forno baixo tire o peru e coloque em uma tábua de corte e envolva em um papel alumínio, com um espaço por apenas 30 minutos. Isso vai ajudar a continuar cozinhando o peito enquanto a carne descansa.

Pegue a gordura do peru (três colheres) e o restante jogue fora. Coloque essa gordura em uma tigela pequena e adiciona sucos a esse caldo. Leve esse liquido ao fogo e remova todos os pedaços grudados na assadeira do peru e coloque  farinha e cozinhe para fazer a farofa com o caldo.

Despeje a gordura que ficou na assadeira em um separador de gordura ou tigela pequena. Reserve três colheres da gordura e descarte o resto, adicionando os sucos ao caldo. Adicione a gordura reservada à assadeira e leve ao fogão em fogo médio para alto.

Coe o molho, tire os legumes e sirva com o peru.

A receita de pavê pode ser o diferencial na sua ceia de Natal (Foto: Divulgação)

Receita de pavê

Ingredientes

1 lata de leite condensado

2 pacotes de biscoito champagne

Creme de leite fresco (o suficiente)

1 gema

Açúcar a gosto

Chocolate em pó a gosto

Leite (o suficiente)

Amido de milho (o suficiente)

 

Modo de preparo

Coloque em uma panela o leite condensado, o creme de leite e a gema dos ovos para que possa cozinhar e virar um creme. Faça isso em fogo baixo para o fundo não queimar e sempre vá mexendo de vagar. Após terminar esse creme deixe ele reservado.

Agora faça o outro creme para o seu pavê. Mais uma vez pegue uma panela, coloque o leite com chocolate em pó e amido de milho. Em fogo baixo vá mexendo até que vire um creme homogêneo.

Passe o biscoito em uma mistura com leite e em achocolatado. Faça isso até conseguir umas seis camadas de bolacha e creme. Para finalizar o seu prato coloque Chantilly doce em cima e pode colocar raspas de chocolate para terminar.

O doce precisa ficar na geladeira por ao menos 3 horas para ficar firme o suficiente para ser servido.

 

 

 

Add Comment