Como Fazer Café: Quais As Medidas Ideais Para Um Café Perfeito?

Uma das coisas essenciais na manhã de todo brasileiro é o tradicional cafezinho, não é verdade? O café dá aquele empurrão que todo mundo precisa para iniciar o dia de bem com a vida, cheio de energia e pronto para a batalha.

Chega a ser quase que uma obrigação todo mundo aprender a fazer café, afinal algum dia na vida você terá que fazer o seu próprio cafezinho da manhã. E é exatamente isso que iremos lhe ensinar hoje, como fazer café para revigorar o seu dia. Quer aprender? Então confira!

Como Fazer Café No Coador e Na Cafeteira?

A escolha é uma questão de preferência, muitos dizem que o coador dá um sabor diferente ao café, o deixa mais saboroso e com cara de café da vovó. Por outro lado, a cafeteira tem sua praticidade como principal fator de preferência de muitas outras pessoas. Então se você quer aprender a fazer café, será melhor que anote as dicas de como fazer café desses dois diferentes modos, e aí então estará preparado para agradar a todos!

Como Fazer Café No Coador

 Como Fazer Café

Antes de mais nada, você deverá escolher coador de pano ou o coador de papel descartável. E agora sabe aquele assunto que coador de pano deixa o café mais saboroso? Será que é verdade?

É verdade sim, pois o coador de papel absorve os óleos essenciais do café, fazendo com que ele perca boa parte de seu cheiro e sabor, faça o teste para você ver a diferença.

1° Passo de Como Fazer Café No Coador: A primeira regra é não colocar açúcar na água para ferver, apesar da maioria da população fazer assim, isso não é correto, pois altera o sabor do café e após algumas horas pode deixá-lo amargo.

2° Passo: Não deixe a água ferver demais, quando começar a entrar em fervura você já deve desligar o fogo, quanto à alta fervura da água em contato com o pó de café também é capaz de alterar significativamente o sabor e aroma.

3° Passo: A medida do café é uma medida universal, praticamente todas as marcas de café utilizam da mesma medida que é 4 a 5 colheres (sopa) cheias para cada 1 litro de água.

4° Passo: Vá “regando” o pó de café aos poucos e não jogue muita água de uma só vez. Não ajude com a colher para fazer café mais rápido, quanto mais demorado for a extração do sabor, mais saboroso o café ficará. Os coadores de papel passam o café muito mais rápido, por isso perder muito sabor e aroma. Portanto, tenha paciência com o coador de pano.

Como Fazer Café na Cafeteira

como-preparar-café-na-cafeteira 

Se você quer saber como fazer café na cafeteira, saiba que não tem segredo nenhum, exatamente por isso que ela é preferida pela praticidade e rapidez.

As instruções normalmente vêm escritas na própria caixa da cafeteira como a capacidade máxima de líquido, o tamanho ideal do coador de papel descartável e a potência máxima da temperatura.

1° Passo de Como Fazer Café na Cafeteira: Primeiramente você deve colocar água suficiente e a quantidade recomendada no reservatório que irá ferver a água.

2° Passo: Coloque o filtro de papel, com o tamanho ideal, e coloque a medida de pó de café para a quantidade de água, a mesma base que ensinamos para o coador de pano.

3° Passo: Agora é só apertar o botão de ligar que a cafeteira fará todo o trabalho duro para você, muito prático, não é mesmo?

Agora, você deve lembrar de uma coisa. O café tem validade, isso mesmo, após 1 hora ele começa a oxidar e ficar amargo na garrafa, mesmo estando sem açúcar. Assim, o ideal mesmo é sempre coar um café novo na parte da tarde.

Então agora que já aprendeu como fazer café delicioso e fresquinho, é hora de chamar as visitas e testar o que aprendeu. Se gostou das nossas dicas, deixe um comentário abaixo e não esqueça de compartilhar!

Reply