Como Terminar Um Namoro Amigavelmente?

Todo namoro deveria ser lindo, romântico e eterno. Mas a verdade é que ao embarcar em um relacionamento sério temos que buscar nossa felicidade, e se isso não estiver acontecendo, é preciso colocar um fim e pensar em uma forma de como terminar um namoro sem rancor e (muita) tristeza.

Como Terminar Um Namoro Amigavelmente?

A gente, pensa, pensa, pensa, mas como terminar um namoro amigavelmente?

Se fosse possível fazer um contrato formal para namoros, os dois deveriam preencher os pré-requisitos de ter maturidade e respeito e também aceitar uma cláusula que traria regras e condutas para o caso de término, mas como a situação envolve sentimentos não correspondidos, sei que pedir isso seria demais para o casal.

Como Terminar Um Namoro Amigavelmente?

Assim como conquistar o amor da sua vida não tem receita de bolo, saber como terminar um namoro também não tem. Só você sabe como são suas reações e o perfil do seu atual-futuro ex-namorado, mas talvez algumas dicas podem ajudar nesta hora tão complicada, então vamos lá?

como-terminar-um-namoro-amigavelmente

1 – Tenha Certeza de Que A Única Saída É terminar O Namoro

Pense bem se realmente é isso que você quer. Todo relacionamento passa por altos e baixos, e são nos momentos difíceis que as relações mais se fortalecem, pense nisso.

como-terminar-namoro

Vocês podem até ter uma segunda chance depois, mas você nunca terá certeza disso. A única certeza que vocês terão se voltarem é que ao invés de terem fortalecido a relação quando a situação apertou da última vez, vocês fugiram, e isso pode causar uma grande insegurança no relacionamento.

Então, pare e pense se o motivo do término é genuíno. Se for o caso, tome a atitude sem medo de ficar sozinha ou de magoar alguém.

2 – Saiba Como Terminar Um Namoro Sem Rodeios

Seja prática e pratique seu discurso. Não para falar mecanicamente, mas para escolher bem as palavras. O foco deve ser sempre no que é melhor para os dois, e não no que ele faz de errado ou te incomoda.

acabar-namoro

Quando você escolhe um discurso explicativo e que demonstre consideração com a felicidade do outro, você exclui a possibilidade da conversa virar um “toma lá dá cá”, onde você aponta algo que te incomoda e ele justifique ou mencione algo em você que não o agrada. Se a intenção é terminar amigavelmente, uma última conversa em tom de batalha não irá resolver.

3 – Ouça Com Respeito e Não Rode a Baiana

Sabe aquela velha questão do orgulho? Então, muitas pessoas não conseguem aceitar que estão sendo deixadas, e isso faz com que elas tentem causar o mesmo sentimento desconfortável em quem está terminando o namoro. Ele se sente rejeitado e indesejado e para fazer você sentir o mesmo, poderá enumerar uma lista de críticas infundadas e mentirosas.

terminar-relacionamento

OK, eu sei que eu estou te pedindo para “ter sangue de barata” e escutar ofensas quietinha. Mas não é exagero, porque terminar um namoro amigavelmente precisa ser breve. Então, dê seu ultimato (com as palavras que você escolheu bem), escute o que ele tem para falar e depois despeça. Não renda a conversa, não fale “eu te ligo”, “vamos encontrar”, “você está bem? ”, “vou na sua casa mais tarde” nem nada do tipo. Se fizer isso, seu “sangue de barata” vai virar sangue de baiana e com certeza o clima vai esquentar e aí adeus ao final de namoro amigável.

4 – Atualize Seu Perfil Nas Redes Sociais Com Moderação

Nos dias de hoje é preciso falar das redes sociais. Seu ex não vai precisar te seguir nas ruas para saber com quem você está andando e onde está indo (até porque isso seria assustador).  As páginas das redes sociais oferecem todo tipo de informação, a começar pelo status de relacionamento.

terminar-um-namoro

Você deve atualizar suas informações sim, mas sem comemorações frenéticas e gritinhos de “uhuuu” quando colocar “solteira”. Se você quer aprender como terminar um namoro amigavelmente é porque tem consideração com a pessoa, e fazer esse tipo de coisa é quase uma declaração de que você se livrou de um encosto, não é mesmo?

5 – Como Terminar Um Namoro Respeitando a Dor Do Ex

Aquela história de “vamos ser só amigos” só funciona depois que os dois já desencanaram. Se você terminou o namoro, dê tempo e distância para seu ex-namorado e o deixe desencanar de você também, e se por um acaso for inevitável encontrá-lo, não tome uma postura de compaixão.

como-acabar-relacionamento

Lógico que você quer o bem dele, mas ser carinhosa, atenciosa e preocupada com o bem-estar dele explicitamente neste primeiro momento pode transparecer que você está querendo voltar ou que ele pode continuar tendo esperanças.

Para que um namoro termine amigavelmente é preciso que os dois sejam maduros. Se você vai terminar, tem que ter maturidade para falar o que quer sem ferir os sentimentos do outro. Ao mesmo que se alguém terminar o namoro com você, é preciso você ter maturidade para aceitar o fim.

Você já teve algum problema para terminar um namoro? Comente no post e diga o que foi preciso fazer. E atualmente, quantos ex-namorados são seus amigos? Acha que é possível ter amizade depois do fim do namoro? Comenta aí!

Reply