Chá de Cavalinha: Conheça 5 benefícios desse poderoso chá

A Cavalinha é uma erva antiga que existe dede os tempos dos dinossauros. Ela frequentemente assombra os jardineiros, pois é considerada “erva daninha”. No entanto, essa erva possui potenciais benefícios para a saúde. Para começar ela tem um teor elevado de sílica que pode ajudar a fortalecer os ossos, cabelos e unhas. Confira mais pontos positivos dessa erva:

 

Chá de Cavalinha: Conheça 5 benefícios desse poderoso chá (Foto: Divulgação)

Chá de Cavalinha: Conheça 5 benefícios desse poderoso chá

Confira 5 pontos positivos do chá de cavalinha:

1 – Diurético

O uso mais tradicional do chá de cavalinha é o seu poder diurético. Na época da Grécia e dos Romanos já usava o chá. A bebida promove um maior fluxo de urina, o que pode ajudar o corpo a se recuperar de uma série de doenças renais e de edema.

2 – Efeito pré-menstrual (e durante)

As mulheres podem consumir o chá de cavalinha ou usar o chá no banho para aliviar as cólicas e inchaços durante e antes da menstruação.

O chá ficou conhecido por sua atividade anti-inflamatória, antibacteriana, antimicrobiana, antioxidante, coagulante, demulcente, diurética e adstringente (Foto: Divulgação)


3 – Fortalecer ossos

O Centro Médico da Universidade de Maryland ressalta que a cavalinha ajuda no combate e prevenção da osteoporose.  O estudo descobriu que as mulheres que tomaram o extrato apresentaram maior densidade óssea.

4 – Cabelo saudável

Você pode usar como água de enxague para o cabelo o chá para deixar ele mais forte e bonito. Também pode beber o chá para sentir os efeitos. Se a pessoa tem queda de cabelo depois da gestação o chá é importante e ajuda muito.

O chá também é recomendado para: ossos frágeis, cabelo, dentes e unhas, manchas brancas nas unhas, gengivite, amigdalite, inflamação das mucosas da boca, distúrbios reumáticos, edema, osteoartrite diabetes, acne, feridas, prurido, erupções cutâneas, queimaduras, congelamento, calafrios, pé de atleta, pés rachados e cansados, extraindo pus de furúnculos, úlceras, fístulas, herpes simples, dispepsia (digestão prejudicada), doenças gastrointestinais, cardiovasculares doenças, infecções do trato respiratório, bronquite, febre, malária, problemas de bexiga, infecção do trato urinário, molhagem de cama em crianças, cálculos renais (nefrolitíase) problemas de próstata, hemorroidas, cãibras musculares, tumores, ossos quebrados, fraturas, entorses, sangramento do nariz e outros sangramentos pesados (Foto: Divulgação)

5 – Trata os problemas das unhas

O chá de cavalinha também é um reforço para as unhas. Beba o chá regularmente para obter os benefícios da erva de dentro para fora. Além disso, utilize o reforço: passe o chá forte nas unhas uma vez na semana.

Para combater os fungos das unhas você pode usar a cavalinha. Coloque uma xícara de chá em 4 xícaras de vinagre. Ferva e coloque mais folhas de cavalinha. Deixe esfriar e coloque os pés para descansar.

Chá de Cavalinha: Conheça 5 benefícios desse poderoso chá – Aprenda a fazer (Foto: Divulgação)

Receita de chá de cavalinha com folha seca

Ingredientes:

  • 100 gramas da planta seca;
  • 1 litro de água filtrada.

Modo de fazer:

Coloque a água em um recipiente e leve para ferver, Adicione na água assim que ela abrir fervura as folhas e deixe por alguns segundos. Apague o fogo, desligue e tampe. Deixe as folhas descansar por aproximadamente 10 minutos em infusão para aproveitar as propriedades da planta.


Add Comment