Cirurgia Bariátrica pelo SUS: Como solicitar

Muitas pessoas sofrem com a obesidade e diversas vezes tentam emagrecer com alimentação e exercícios físicos e mesmo assim não conseguem obter o resultado que precisam. Para estes casos, a cirurgia bariátrica é o recurso mais indicado e vale lembrar que este recurso não é por conta da estética e sim por questão de saúde. Para quem deseja saber mais sobre a Cirurgia Bariátrica pelo SUS e veja como solicitar a mesma.

Cirurgia Bariátrica pelo SUS

Cirurgia bariátrica pelo SUS

Apesar de ser um dos métodos mais indicados para as pessoas que sofrem com obesidade e que não conseguem emagrecer com saúde, ainda assim podemos dizer que a cirurgia bariátrica é considerada o último recurso para quem luta contra a balança.

Antes do paciente ser submetido a intervenção cirúrgica, o mesmo deverá ter passado pelo tratamento clinico e não ter obtido resultados precisos. No tratamento clinico, o paciente recebe orientação e apoio para mudar os seus hábitos com dieta e com atenção psicológica, além de atividades físicas e em alguns casos até mesmo com uso de medicamentos num prazo mínimo de dois anos.

Tendo esgotado todas estas possibilidades de tratamento clinico, o paciente poderá ser avaliado para passar pelo processo de intervenção cirúrgica. Sendo confirma a indicação da cirurgia, o paciente será preparado para o pré-operatório e este processo inclui o acompanhamento psicológico, nutricional e avaliação médica com os especialistas.

Os dados divulgados pelo Ministério da Saúde mostram que houve um grande aumento no número de cirurgias bariátricas que foram realizadas gratuitamente pelo SUS entre os anos de 2010 e 2015. O aumento foi bem significativo, sendo de 4.489 para 7.530 cirurgias realizadas dentro deste período.

Restrição para intervenção cirúrgica

A OMS também conhecida como Organização Mundial de Saúde estabeleceu uma classificação sobre o excesso de peso e obesidade de acordo com o índice de massa corporal (IMC) para os adultos, tanto homens como mulheres. Para quem não sabe, o IMC pode ser obtido por meio da divisão do peso (em quilogramas) pelo quadrado da altura (metros).

Cirurgia Bariátrica pelo SUS

De acordo com o resultado obtido, pode-se dizer que as pessoas com IMC de 25 a 29,9 kg/m2 se enquadram na classificação acima do peso ideal ou sobrepeso, uma vez que o ponto de corte para definir sobre a obesidade é IMC maior ou igual a 30 kg/m2. Quando o índice ultrapassa 40 kg/m2, a obesidade é considerada mórbida ou grave e isso significa que a pessoa possui aproximadamente 45kg acima do peso considerado ideal. O termo super obeso é designado a pacientes com IMC maior ou igual a 50kg/m2.

Portanto, tendo como base o IMC corporal, pode-se dizer que, para realizar o tratamento cirúrgico, de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, podem ser:

  • Pessoas que apresentem IMC ≥50 Kg/m2;
  • Pessoas que apresentem IMC ≥40 Kg/m², com ou sem doenças associadas, sem sucesso no tratamento clínico por no mínimo dois anos.
  • Indivíduos com IMC > 35 kg/m2 e com problemas de saúde como alto risco cardiovascular, Diabetes Mellitus e/ou Hipertensão Arterial Sistêmica de difícil controle, apneia do sono, doenças articulares degenerativas sem sucesso no tratamento clínico.
  • Nos jovens entre 16 e 18 anos, a cirurgia poderá ser indicada após avaliação de dois profissionais para que seja analisada a fase de crescimento.

Como solicitar a cirurgia bariátrica pelo SUS

Geralmente há uma lista de espera no SUS para quem precisa realizar a cirurgia bariátrica e para quem deseja passar por esse processo cirúrgico, deverá procurar por um profissional para que este lhe informe sobre o passo a passo e também para que este lhe encaminhe para a cirurgia. Procure pelo posto de saúde mais próximo ou pela secretaria da saúde e informe-se sobre o processo para a cirurgia bariátrica

Add Comment