Cirurgia Plástica pelo SUS: Como conseguir

A Cirurgia Plástica é uma área da medicina que atua na reabilitação e com isso também contribui para melhorar a qualidade de vida de todos os pacientes que necessitam de intervenção cirúrgica. Vale lembrar que somente os médicos poderão realizar os procedimentos cirúrgicos para reparar traumas, restaurar alguma parte do corpo que foi afetada por motivos de doenças ou até mesmo por questão de vaidade. Por esse motivo, trouxemos algumas informações referentes a cirurgia plástica pelo SUS.

Cirurgia Plástica pelo SUS: Como conseguir

Como conseguir Cirurgia Plástica Pelo SUS

Como já dissemos, nem toda cirurgia é realizada por questões estéticas e sim por conta da real necessidade do paciente em obter uma intervenção cirúrgica para melhorar o bem estar da pessoa e também a qualidade de vida do mesmo. Podemos encontrar alguns procedimentos de cirurgias plásticas que podem ser realizadas por meio do SUS (Sistema Único de Saúde).

Podemos citar alguns exemplos de cirurgias plásticas que são as mais comuns realizadas no SUS, dentre elas temos os casos como queimaduras, feridas de maior complexidade, reconstruções de partes do corpo por motivo de doença, entre outros procedimentos médicos. Há também os casos de reconstrução mamária que é realizada depois de uma remoção do seio por conta de um câncer. Esse tipo de cirurgia está amparada pela lei federal que garante a todas elas a possibilidade da cirurgia plástica ser realizada pelo SUS e gratuitamente.

Alguns estados também fornecem a cirurgia plástica pelo SUS em casos de mulheres que ficaram com sequelas físicas por conta de ataques sexuais e quando isso acontece, a vítima devem procurar pelo SUS e obter detalhes e possibilidade de serem atendidas. Vale lembrar que as cirurgias plásticas realizadas por meio de fins estéticos geralmente não são realizados pelo setor público, a menos que haja algum médico residentes que precise de pacientes voluntários.

Como funciona a cirurgia plástica pelo SUS?

A prioridade no atendimento é fornecida para pessoas com deformidades por conta de acidentes, violência ou que não sejam somente estéticas têm prioridade no atendimento. O SUS também atende dos casos de cirurgia bariátrica, ou seja, a famosa redução de estômago. Vamos ressaltar que independente da situação, o paciente precisa ter um encaminhamento médico que irá servir como um direcionamento para o tratamento no hospital.

Hospitais com cirurgia plástica gratuita

Podemos encontrar as cirurgias plásticas gratuitas que são realizadas pelo SUS em hospitais universitários. Um dos exemplos que podemos citar é a FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) e a Faculdade de Medicina da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). Também podemos encontrar na UFPR (Universidade Federal do Paraná). Os postos de saúde também podem informar sobre onde realizar a cirurgia plástica que está necessitando, assim como as Santas Casas de cada cidade.

Reply