Falta de Vitamina D: O que fazer?

Falta de Vitamina D: O que fazer? É o tema que vamos abordar entender esse problema. Vários estudos apontam que a carência de vitamina D foi associada a um risco grande de desenvolver problemas mentais como demências. Essa vitamina em falta também pode gerar mudanças cognitivas, comportamentais ou de personalidade associadas a doenças degenerativas como o Alzheimer e Parkinson.

Diversifique o consumo de alimentos (Foto: Divulgação)

No entanto, segundo um levantamento divulgado em agosto de 2014 no jornal Neurology apontou essa relação da falta de vitamina D com males na saúde mental. Na pesquisa os cientistas da Escola de Medicina da Universidade de Exeter, localizada no Reino Unido, viram que os participantes com menores níveis de vitamina D possuíam uma probabilidade 53% acima dos demais de ter demências ao longo da vida em comparação com as pessoas que representam quantidades recomendáveis do nutriente no organismo.

Alimentos com vitamina D são essenciais na alimentação, mas você deve também deve tomar sol sem o uso de protetor solar (Foto: Divulgação)

Ainda sobre a pesquisa mencionada acima, nos casos das pessoas participantes que tinham deficiência grande da vitamina, o risco aumentava para 125%. De acordo com os pesquisadores os dados são contundentes, no entanto, mais estudos é preciso para saber se o consumo de alimentos ricos em vitamina D previne males cerebrais.

Falta de Vitamina D: O que fazer? A vitamina D funciona bem no organismo se ingerida na quantidade correta. Além disso, a vitamina D só fixa no organismo se você tomar sol. Vitamina D é uma forma de conseguir a prevenção para problemas de ossos. É a vitamina D junto com o cálcio que ajudam os ossos a ficar mais fortes e diferenciados (Foto: Divulgação)

Falta de Vitamina D: O que fazer?

Para repor a vitamina no seu organismo é necessário que você consuma mais alimentos com esse teor. No entanto, se você não se expor ao sol nada acontecerá. Isso porque o sol fixa no organismo as vitaminas que ingere. O recomendado é tomar sol entre 10h e 14h. Somente 15 minutos por dia e sol já dá efeitos. No momento de tomar o sol que fixa vitaminas é necessário não usar protetor solar. Você expor somente parte do corpo ao sol para ter os benefícios, não precisa tomar sol no corpo todo.

Aposte no consumo de alimentos deliciosos que contenham vitamina D (Foto: Divulgação)

Lista com produtos com vitamina D

Não é necessário consumir um grande volume de alimentos para ter a quantidade necessária da vitamina D no organismo.

Alimentos ricos em vitamina D Porção Quantidade de vitamina D Energia
Óleo de fígado de bacalhau 13,5 g 34 mcg 118 calorias
Salmão cozido 100 g 12,5 mcg 271,4 calorias
Ostras cruas 100 g 8 mcg 81 calorias
Arenque fresco 100 g 23,57 mcg 228,5 calorias
Leite Ninho fortificado 100 g 6,92 mcg 500 calorias
Ovo cozido 100 g 1,3 mcg 156 calorias
Fígado de galinha 100 g 1,31 mcg 136,9 calorias
Sardinhas enlatadas 100 g 7,5 mcg 296,4 caloria

 

Entenda que somente comer os alimentos certos não é determinante. É preciso que você consuma o alimento e ainda tome sol para ter sucesso com a vitamina D.

 

 

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