Linfócitos Típicos Baixos, Altos ou Alterados: O que pode ser?

O sangue é composto por três itens essenciais que são: os glóbulos vermelhos ou hemácias, os glóbulos brancos ou leucócitos, e as plaquetas ou trombócitos. Alguns problemas ocasionados por causa de problemas diretamente relacionados às alterações destes compostos são vistos em exames de sangue, possibilitando assim uma análise quantitativa e qualitativa do sangue e vendo o que o médico precisa receitar para que tenha sucesso com o tratamento desses males. Linfócitos Típicos Baixos, Altos ou Alterados: O que pode ser? Confira mais informações abaixo:

Linfocitos Tipicos Baixos, Altos ou Alterados: O que pode ser? (Foto: Divulgação)

O que são os leucócitos e quais suas funções?

A formação das células do sangue chama-se hematopoiese e acontece basicamente por meio da medula óssea, aonde possuem células que são as primárias e que originam qualquer tipo de célula do sangue. Durante o processo de mudança é que cada célula ganha a sua especialidade, sendo glóbulo vermelho, branco ou plaqueta.

Os leucócitos são os glóbulos brancos, não ter cor alguma sendo transparentes, elas são uma bolinha que ficam no formato esférico. Esse item é produzido pela medula óssea e aparecem ao longo de todo corpo humano, mas é mais comum no sangue e no sistema linfático. Essas células tem como característica o formato redondo e tem um núcleo celular.

Entenda como cuidar dos linfócitos (Foto: Divulgação)

  • Glóbulos brancos

Os glóbulos brancos são separados em duas categorias básicas: os leucócitos mononucleares (linfócitos e monócitos) e os polimorfonucleares (neutrófilos, eosinófilos e basófilos). São essas células responsáveis por defender o nosso organismo de doenças causadas por vírus, parasitas e bactérias, entre elas infecções e alergias.

Os leucócitos também são os faxineiros do nosso corpo, sempre eliminando células mortas e até tecidos. raramente eles acabam se confundindo e atacam o próprio organismo humano, causando doenças autoimunes.  O meio de transporte desses glóbulos brancos é o sangue. Por isso, que no sangue tem a maior quantidade deles.

Linfócitos Típicos Baixos, Altos ou Alterados: O que pode ser? (Foto: Divulgação)

Linfócitos Típicos Baixos, Altos ou Alterados: O que pode ser?

Muitas coisas podem incentivar a liberação dos linfócitos nas células e sempre fica uma determinada quantidade de leucócitos nas nossa medula.  Esses glóbulos brancos que ficam nas nossa medula acabam funcionando como uma base para que o corpo tenha uma reserva. Se por acaso um vírus, uma bactéria ou qualquer outro organismo acesa o nosso corpo de uma maneira indevida, os leucócitos vão depositar substâncias locais acontecendo uma resposta migratória. Isso é conhecido como quimiotaxia. Os linfócitos duram entre 4 a 8 horas e nos tecidos onde eles atuam, mas de modo geral a vida deles é de de 4 a 5 dias.

Cuide bem do seu sangue (Foto: Divulgação)

Os leucócitos estão dentro no processo feito por meio do sistema imunológico e cada subtipo que faz parte desse grupo tem uma função muito única e diferente entre si, unindo o conjunto de vários processos imunológicos.

A estrutura de um leucócito quando vemos por meio do microscópio óptico é separada em granulosos e agranulosos. Entre os leucócitos granulosos estão os neutrófilos, os eosinófilos e os basófilos. Os leucócitos agranulosos são divididos em monócitos e linfócitos.

Add Comment