Tratamento para Boqueira: Como fazer

O herpes ou boqueira possui um comportamento distinto dos demais vírus que geralmente nos acometem. Geralmente, quando um desses microorganismos ruins invade o organismo, o sistema imunológico de forma imediata começa a combater ele. O herpes, é complicado de ser tratado, dificilmente é eliminado do organismo. Esse vírus fica escondido dentro do corpo.

Tratamento para Boqueira Como fazer (Foto: Divulgação)

Entenda como funciona a boqueira

Em algumas oportunidades esse vírus se manifesta. Outras vezes ele não se manifesta. O sistema imunológico de cada pessoa que determina se a doença vai manifestar ou não. Muitas pessoas portam o vírus, mas não se manifesta como doença. A má notícia é que 95% da população do Brasil tenha herpes, mas somente 10% tem a doença manifestada.

Cuide dos lábios (Foto: Divulgação)

Sintomas do herpes

Se a coceira começar é o sinal que precisava para saber que a herpes está ali. Depois disso as bolhas aparecem. É nesse momento que já começa o contágio. No momento que isso começar evite colocar a mão na lesão. Depois que tiver contato com a boca sempre lave as mãos. Depois de um tempo de infecção as bolhas começam a estourar com o contato. É nessa etapa que a dor chega. O herpes que começa na boca pode atingir as genitais dependendo da intensidade.

Trate dos seus lábios (Foto: Divulgação)

A forma de contágio é o contato. Beijos e relações sexuais são formas de contágio. O mal dura em torno de 10 dias mesmo sem medicação. Depois de 10 dias o vírus encerra o ciclo e volta a se esconder nas terminações nervosas. Depois ele volta quando a imunidade cai, quando a pessoa passa por uma situação de estresse ou outro momento que desencadeie a crise toda.

Cuide da sua rotina e alimentação (Foto: Divulgação)

Tratamento para Boqueira: Como fazer

A forma de não sofrer com isso é fazendo uma boa prevenção. Como já explicamos, a maioria das pessoas tem o vírus no organismo e se manifesta quando menos esperar. Por isso, a mudança de hábitos é essencial. Confira algumas ações que pode te ajudar nesse momento:

  • Exposição no sol moderada. Utilize o protetor solar certo para o seu tom de pele e tipo, só se exponha somente nos horários considerados mais seguros, como o (das 7 às 10 horas e depois das 4 da tarde).
  • Deixe a pele bem hidratada sempre que puder, ainda mais se o local em que as lesões tendem a aparecer.
  • Tente consumir alguns alimentos ricos em vitaminas A, E e C. Em muitos casos existe a necessidade de sempre tomar suplemento vitamínico, que garanta a ingestão todos os dias (apenas um comprimido é o suficiente) recomendada de vitaminas, sais minerais, aminoácidos e metais. Assim o corpo não tem a imunidade com queda.
  • Questões psicológicas sempre devem ser vistas com atenção. Não faça drama com tudo. Ao se importar de maneira exagerada com as coisas pode ser que tenha resultados ruins. Tente praticar atividades físicas periodicamente. Isso ajuda a liberar hormônios prazerosos que inibem a queda de imunidade.
  • Dormir bem é necessário. Descanse sim, durma ao menos 8 horas por noite para que o corpo descanse de verdade. Também é necessário ter um lazer para evitar esses males do corpo.

 

Add Comment