Dicas de cuidados para cabelos ruivos

Dicas de cuidados para cabelos ruivos

Cabelos tingidos normalmente exigem mais cuidados do que os cabelos naturais. Com os cabelos ruivos coloridos a situação não é diferente, e muitas vezes, é até mais difícil cuidar do cabelo para que ele se mantenha saudável e com uma cor bonita. Veja algumas dicas que vão te ajudar:

☰ CONTEÚDO

Retoque a tinta no máximo uma vez por mês

Como o pigmento ruivo desbota muito rápido, principalmente nas primeiras aplicações da tinta, é normal que a vontade seja de passar tinta cada vez que lava o cabelo e vê a água sair laranjada ou vermelha. Porém, é importante que a coloração seja feita com intervalo de, no mínimo, um mês.

Para segurar a cor, há algumas opções que podem ser levadas em consideração:

Utilize um tonalizante sem amônia

O tonalizante livre de amônia não agride tanto os fios e repõe o pigmento perdido nas lavagens. Por ser menos agressivo e não alterar a cor original do cabelo (ele apenas intensifica a cor), pode ser usado até mesmo nas ruivas naturais que querem deixar a cor das madeixas mais vibrantes.

cabelos ruivos
Os tons acobreados tem conquistado o coração das it girls

Shampoo, condicionador e máscaras matizantes

Os produtos matizantes não existem apenas para as loiras. No caso das ruivas, apenas o tom do produto é que muda: ele vem geralmente em uma cor avermelhada ou alaranjada. A aplicação é simples, pois pode ser feita durante o banho. Basta aplicar os produtos de acordo com as instruções oferecidas na embalagem.

Diminua a frequência de lavagens

Depois de tingidos, os cabelos costumam sofrer mais com os efeitos do ressecamento. Por consequência, a oleosidade tende a diminuir. Tendo isso em mente, é possível testar a diminuição na frequência de lavagens e ver como os fios reagem. Se você costuma lavar os cabelos todos os dias, por exemplo, experimente intercalar as lavagens dia sim e dia não.

Se os fios tendem a ficar oleosos ao longo do dia, é possível aplicar shampoo seco ou até mesmo talco no couro cabeludo, que é onde a oleosidade normalmente acumula. Portanto, é importante salientar que mesmo fazendo uso do shampoo a seco, ele serve apenas como um “quebra galho” e não substitui a lavagem normal, com água e shampoo.

 

Shampoozada

 

Evite lavar os cabelos com água quente

A temperatura quente da água é prejudicial para todos os tipos de cabelo, mas é ainda pior no caso dos ruivos tingidos. Isso porque, além de retirar a camada de oleosidade natural e favorecer a produção de sebo, ela acelera o processo de remoção dos pigmentos do fio. Assim, o cabelo desbota muito mais rápido.

O ideal é lavar os cabelos em água morna, que não agride os fios e o couro cabeludo.

Dica: Também é importante, tanto em cabelos naturais quanto nos fios tingidos, utilizar um protetor térmico antes de secar os cabelos.

Redator

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *