10 brincadeiras para Gincanas

Quem tem criança em casa sabe o quão importante é fazer com que eles se mexam, principalmente em tempos de jogos eletrônicos, tabletes e etc. Em períodos de férias, elas podem se entediar facilmente, o que pode acarretar em diversos problemas e a falta de exercício físico é um deles.

10 brincadeiras para Gincanas

Por conta disso é sempre bom inovar com novas brincadeiras que estimulem seus sentidos e sistema motor. Confira agora 10 ideias brincadeiras para gincanas super divertidas – e que podem ser feitas dentro de casa:

1 – 007

Quem nunca na infância sonhou em ser um espião ou um herói que enfrenta diversos problemas e armadilhas? Pensando nisso, você pode transformar a famosa “Cama de Gato” em uma armadilha de lasers, para as crianças soltarem o agente secreto delas.

10 brincadeiras para Gincanas

(Imagem: Google Imagens/Divulgação)

Para isso, amarre fios de barbante de uma parede a outra em um corredor – quanto mais estreito melhor – do seu começo até o fim. Para deixar tudo mais divertido, invente uma missão especial para que as crianças se empolguem com a brincadeira.

2 – De volta as raízes

O famigerado Pé de Lata é uma das brincadeiras mais antigas que existem – e também uma das mais divertidas. Ideal para estimular a coordenação motora, ela é bem fácil de ser feita: basta pegar duas latas de ferro, de leite ou achocolatado, usadas, limpá-las bem e fazer um furo em duas laterais para que o barbante passe.

(Imagem: Google Imagens/Divulgação)

 Depois, é só montar a corrida até a linha de chegada – e não pode cair, hein!

3 – Pintando o sete

Que tal uma corrida de tintas? Isso mesmo! Excelente para estimular os pequenos pulmões, você não precisa de muita coisa. Primeiramente, pegue uma folha de papel craft e desenhe as palavras Linha e Chegada, determinando o espaço que a tinta percorrer, com uma caneta hidrográfica. Em seguida, prenda o papel ao chão com fita crepe.

(Imagem: Google Imagens/Divulgação)

Pegue as tintas – de preferência em cores diferentes, para saber qual “competidor” é qual – e misture com um pouco de água, para deixá-las bem líquidas. Dê um canudinho para cada criança, para que elas possam assoprar as tintas até a chegada e pronto, diversão garantida.

4 – Nas nuvens

(Imagem: Google Imagens/Divulgação)

Tendo como o princípio a brincadeira anterior, aqui as crianças irão concorrer para a linha de chegada com um pequeno algodão. Para esta brincadeira, é ideal uma superfície mais lisa, como uma mesa, para que o algodão deslize da melhor maneira possível.

5 – Pescaria

Não, essa não é a pescaria das festas juninas, ela é bem mais divertida. Ideal para os dias de verão, encha um pote com água e jogue vários cubos de gelo dentro. Deixe um pote do lado vazio e dê uma colher para cada criança “pescar” o gelo.

(Imagem: Google Imagens/Divulgação)

Vence aquele que conseguir pegar todos primeiro. Uma outra forma de tornar a brincadeira ainda mais divertida é dar um pote vazio para cada criança e estipular um tempo: aquele que conseguir pegar mais cubos dentro do pote, vence.

6 – Que cara é essa?

(Imagem: Google Imagens/Divulgação)

Toda criança gosta de fazer caretas, então aproveite e faça uma brincadeira disso. Pegue uma imagem de alguma careta divertida e peça para elas imitarem em frente ao espelho e te impressionarem. Aquele que fizer a melhor imitação de careta, ganha!

7 – Novos sabores

(Imagem: Google Imagens/Divulgação)

Seus filhos são difíceis de experimentar novas comidas? Sem problemas. Chame-as para um brincadeira onde elas terão que adivinhar qual é a comida da vez, apenas pelo gosto e o cheiro. Cubra seus olhos com uma faixa ou peça de roupa escura, e coloque a comida na boca, com as crianças vendadas. Vence quem souber qual alimento era.

8 – Quem procura, acha!

(Imagem: Google Imagens/Divulgação)

Para aguçar os sentidos, faça com que as crianças procurem algum objeto de olhos vendados. Para esta brincadeira, o ideal é que ela aconteça em um ambiente com poucos móveis, para que não ocorram acidentes, e que o objeto esteja em um local de fácil acesso.

9 – Miau!

(Imagem: Google Imagens/Divulgação)

Derivada da brincadeira acima, aqui o objetivo não é procurar objetos, e sim pessoas! Primeiro, alguém é preciso vendar quem irá fazer a procura – ou então apagar a luz – enquanto todos os outros se escondem. O participante precisará encontrar os outros e descobrir quem é quem pelo seu “miado” – a famosa Gato-mia.

10 – Para perder a vergonha

(Imagem: Google Imagens/Divulgação)

Junte todos os participantes em uma roda, com você no meio segurando uma garrafa. Em seguida, gire a garrafa e aguarde que ela aponte para alguém. Aquele que for “pego” pela garrafa precisará fazer alguma pequena brincadeira determinada por você, no meio da roda. Sem vencedores, o objetivo aqui é fazer com que o social da criança se desenvolva melhor.

Add Comment