Como Tirar Passaporte – Tire todas as suas dúvidas

Bateu aquela vontade de conhecer novas culturas? Está afim de conhecer os EUA, Europa, Ásia, ou mesmo dar um pulo rápido nas belas praias porto-riquenhas? Saiba então agora como tirar passaporte e fazer esses sonhos acontecerem.

Como Tirar Passaporte

Quer saber a como tirar Passaporte? Confira nossas dicas!

Antes de mais nada, você deverá saber que não há segredo em como tirar passaporte, o processo todo é muito simples. Vamos lhe deixar aqui um passo a passo bem esclarecedor e também deverá saber que não existe renovação de passaporte, acabado o prazo de validade, há a necessidade da emissão de um novo. Vamos lá?

Passo a Passo: Como Tirar Passaporte Facilmente

Este documento é emitido pela Polícia Federal e sua validade varia de acordo com o local onde foi solicitado. Na era da informação, diversas cidades permitem agendamento online. Os links a seguir levam para as páginas em questão, então fique de olho!

Passo a passo para retirar o passaporte

Passo a passo para retirar o passaporte

Siga essa ordem e não haverá erros.

1 – Organizar a Documentação Para Tirar o Passaporte.

Neste link, você verá quais são os principais documentos exigidos e os requisitos mais importantes para quem quer tirar passaporte. E aqui cabe uma dica: Evite documentos rasgados, manchados e em mal estado. Caso tenha algum deles nestas condições, sugiro que emita documentos novos para evitar maiores transtornos.

2 – Acessar e preencher o formulário para emissão do passaporte.

Após preencher todos os seus dados, você deverá ir para o próximo passo e preencher a solicitação do passaporte neste link acima.

3 – Pagamento da Guia de Recolhimento da União.

Quando seu cadastro estiver todo preenchido e finalizado, a página no link acima irá emitir um boleto, ele deve ser pago apenas no Banco do Brasil.
Caso o banco esteja em greve, dirija-se a uma máquina de autoatendimento e siga as orientações de um atendente.
Há ainda a possibilidade de DOC/TED a ser permitida pelo Órgão Emissor.
A GRU tem um valor de R$257,25 na data de escrita deste artigo. Caso necessite reemita o documento GRU.

4 – Agendamento.

Com o comprovante de pagamento/depósito em mãos, acesse esse link e escolha em qual posto da PF irá apresentar a documentação exigida para emissão do passaporte.
Basta preencher os dados o que forem solicitados.

5 – Vá Até O Posto Da PF Mais Próximo.

Com a documentação em mãos e com 15 minutos de antecedência, com relação ao horário agendado, vá ao local escolhido com TODA a documentação em mãos. Caso falte qualquer documento, a emissão não será concluída e você terá gasto seu tempo, dinheiro e energia para nada.
NÃO ESQUEÇA DE LEVAR O COMPROVANTE DE PAGAMENTO DA GRU!!!!

6 – Verificar O Andamento do Processo

Caso seja necessário saber como está o andamento das coisas, basta fazer a consulta da situação da emissão no link deste passo, digitar o N° de Protocolo e o CPF.

7 – O Documento Será Entregue Em Sua Residência

Aguarde 6 dias úteis e o passaporte será entregue no endereço informado no formulário (Passo 2).

Casos especiais: Como Tirar um Passaporte em Casos de Urgência?

Em caso de catástrofes, guerras, viagens relâmpago não programadas, problemas de saúde grave com parentes até o segundo grau, risco ao patrimônio, interesse da Administração Pública e casos de ajuda humanitária, pode ser solicitada a emissão de um Passaporte de Emergência.

Caso seja urgente a retirada do passaporte, siga os passos abaixo.

Caso seja urgente a retirada do passaporte, siga os passos abaixo.

  1.  Além de todos os documentos necessários ao passaporte comum, para tirar o passaporte de emergência, leve até o posto da PF mais próximo:
  • Foto 5×7 colorida e atualizada
  • Comprovante de situação de emergência (jornal, e-mail algo que prove que você está dizendo a verdade)
  • A GRU (Guia de Recolhimento da União, ou Boleto) será emitida na hora do atendimento, com ela em mãos, pague em uma agência do Banco do Brasil.
  1.  Preencha o formulário do passaporte comum no site.
  2.  Retorne ao posto da PF com os documentos e com o comprovante de situação de emergência. Um funcionário da PF analisará o caso e se for aprovado, você receberá seu documento em 24 horas.

Esperamos ter lhe ajudado quanto às suas dúvidas e restou alguma, deixe nos comentários abaixo e se conhece algum amigo que precise dessas dicas, compartilhe com ele!

One Response

  1. Diego Soriano Janeiro 5, 2017

Add Comment