Como se recuperar o mais rápido possível de uma cirurgia plástica
Como se recuperar o mais rápido possível de uma cirurgia plástica? Confiram quais as principais dicas para pós-operatório estético!
Após uma intervenção de cirurgia plástica, é muito normal que os pacientes queiram retomar suas vidas o quanto antes; Além disso, eles certamente estão ansiosos para aproveitar as mudanças feitas em seu corpo. Mas é importante seguir algumas recomendações se quisermos reduzir o tempo de recuperação.
Aqui estão 5 dicas fáceis de seguir para uma recuperação rápida e bem-sucedida:
Como se recuperar o mais rápido possível de uma cirurgia plástica
Ao realizar cirurgia plástica é preciso ter em mente quais os cuidados necessários para uma recuperação mais rápida e tranquila.
- Dor x Analgésico
Após algumas operações é normal sentir dor. É por isso que o médico prescreve analgésicos que devem ser tomados para reduzi-la.
Devemos levar em conta os efeitos da dor no corpo. Não é apenas o desconforto, mas o aumento da pressão arterial. Isso aumenta o risco de hematomas na área com o consequente atraso na cicatrização.
É conveniente evitar medicamentos não prescritos, ou seja, aquelas substâncias que não exigem receita, mas que costumamos tomar para dor. Estes podem afetar a coagulação e retardar a cicatrização.
Devemos ter em mente que os analgésicos afetam nosso ritmo intestinal e podem causar constipação.
Confira também: Cirurgia plástica SUS – quais os procedimentos estéticos são oferecidos de forma gratuita!
- Movimentação x Repouso
Nos primeiros dias após a intervenção é necessário repouso quase absoluto, solicitando auxilio de alguém para ajudar nos cuidados de acordo com a cirurgia (levantar, trocar de roupa, curativo, etc.).
No entanto, após alguns dias é aconselhável fazer uma pequena caminhada de vez em quando e sair para respirar.
O movimento ajuda a reduzir muitos sintomas pós-operatórios, como constipação ou dor.
- Use roupas de compressão
Algumas operações requerem seu uso para melhorar a aparência das cicatrizes, tornando-as mais suaves e menos visíveis.
A compressão ajuda o corpo a reabsorver o edema e a reduzir o inchaço e os hematomas. Também melhora a retração da pele e ajuda na prevenção de rugas e estrias.
- Evite esportes
Muitos pacientes estão ansiosos para voltar à academia para treinar o mais rápido possível. Mas é importante não comprometer a recuperação, por isso o retorno ao esporte deve ser feito com segurança.
Além do restante dos dois primeiros dias, deve-se levar em consideração que o exercício físico intenso deve ser adiado por pelo menos dois meses. dependendo do tipo de intervenção realizada.
Há várias razões para isso. O exercício intenso aumenta a pressão arterial e pode causar sangramento, assim como o aparecimento de hematomas que causam inflamação na área.
Há também o risco de a ferida cirúrgica abrir, com a consequente deformação da cicatriz. Essas cicatrizes geralmente parecem piores depois.
É melhor esperar um pouco mais até que esteja totalmente curado.
- Pare de fumar durante o pós-operatório.
Essa é uma recomendação para todos, mas principalmente para quem está se recuperando de uma cirurgia.
A nicotina faz com que os vasos sanguíneos se contraiam, de modo que não chega sangue suficiente à área ferida. Se os tecidos não receberem sangue suficiente, não terão os nutrientes e oxigênio necessários para sua regeneração.
Também é comum que as pessoas que fumam tenham problemas de coagulação do sangue, o que aumenta o risco de sangramento.
Ademais, sempre converse com seu médico antes de realizar a cirurgia, para saber todos os detalhes e cuidados a serem realizados antes, durante e após o período de recuperação da cirurgia.