Quando iniciar drenagem linfática pós-abdominoplastia?

Sem sombra de dúvidas, o pós-operatório é uma fase muito importante para uma cirurgia plástica, afinal de contas, é imprescindível que as recomendações médicas sejam devidamente seguidas para que os resultados sejam os mais positivos possíveis. 

drenagem linfática pós-abdominoplastia

Algumas cirurgias, como abdominoplastia, requerem cuidados ainda mais especiais e, dentre esses cuidados, está a drenagem linfática, responsável por reduzir o inchaço o qual pode surgir nesse período pós-operatório. 

Quer saber mais sobre esse assunto? Então, continue a leitura deste artigo e saiba tudo o que você precisa saber sobre a drenagem linfática com a abdominoplastia! 

O que é a drenagem linfática?

A drenagem linfática é um tipo de massagem que possui como objetivo a eliminação do excesso de líquidos e toxinas do organismo por intermédio de movimentos que estimulam o sistema linfático. 

Com isso, há a melhora no que diz respeito à circulação sanguínea e, por conseguinte, há a contribuição para a melhor sensação de conforto após procedimentos cirúrgicos como, por exemplo, a lipoaspiração e a abdominoplastia. 

Nesse sentido, é possível afirmar que a drenagem linfática após a abdominoplastia ajuda não somente no quesito da recuperação, como, também, no resultado final dessa cirurgia.

Contudo, para fazer esse tipo de procedimento de forma segura e eficaz, o ideal é buscar uma clínica qualificada.

Por isso, por exemplo, se você procurar uma massagista no rio de janeiro, certifique-se que se trata de pessoas qualificadas.

Além disso, se possível, procure depoimentos de outros pacientes.

Quando iniciar drenagem linfática pós-abdominoplastia?

A drenagem linfática após a abdominoplastia é extremamente importante, trazendo diversas vantagens. 

Entre essas vantagens, podem-se destacar as seguintes:

  • Ajuda a reduzir o desconforto pós-operatório, aliviando dores e ajudando na recuperação;
  • Auxilia na redução do edema (inchaço);
  • Melhora a circulação;
  • Ajuda na redução da retenção de líquido;
  • Reduz as chances de fibroses e aumenta a hidratação e nutrição celular;
  • Ajuda a reduzir a tensão na cicatriz devido a diminuição do edema e faz com que a recuperação do paciente seja mais rápida e tranquila.

Quantas sessões devo fazer de drenagem linfática após abdominoplastia?

Não é novidade para ninguém que cada pessoa possui a sua particularidade e que cada corpo responde de uma forma diferente. 

Sendo assim, a quantidade de sessões, certamente, vai variar conforme o metabolismo e a evolução individual de cada paciente.

No entanto, de modo geral, são realizadas entre 15 e 20 sessões, sendo que, na primeira semana, as sessões devem ser feitas, de preferência, todos os dias, levando em consideração que o inchaço na região é mais acentuado neste período. 

Depois desse período, ou seja, a partir da segunda semana pós-cirurgia, o recomendado é intercalar. 

Drenagem no pós-operatório de Abdominoplastia dói?

Segundo relatos de pessoas que já passaram por essa experiência, a drenagem no pós-operatório de Abdominoplastia tende a ser bem dolorida.

No entanto, ainda assim, ela é importante para os resultados, pois ela ajuda, de forma significativa, na redução da dor na região operada, de acordo com publicação do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

A drenagem pós-abdominoplastia é realizada de forma manual, por meio de movimentos suaves e sem muita pressão. Quando a paciente se sente muito incomodada, a fisioterapeuta, muitas vezes, vai adequando a massagem de acordo com o nível de tolerância à dor, deixando-a mais confortável sempre que possível. 

É importante que você escolha um bom profissional também, para garantir que tudo saia conforme esperado. 

Conclusão

Agora que você está por dentro de tudo sobre a drenagem linfática e a importância dela pós-cirurgia de Abdominoplastia, está na hora de procurar um profissional massoterapeuta, caso você tenha em mente passar por esse procedimento cirúrgico. 

Lembre-se de que para ter eficácia na drenagem linfática manual no pós-operatório de Abdominoplastia é muito importante que você siga corretamente as orientações do seu cirurgião plástico.

Add Comment