Como combinar cores de roupas

Provavelmente você já ficou em dúvida se uma peça de determinada cor combinaria com outra totalmente diferente. Isso é muito comum e como consequência, sempre escolhemos os looks monocromáticos ou o famoso pretinho básico. No entanto, seja com uma blusa modal ou blusa manga bufante, é possível criar diferentes tipos de looks para as mais variadas ocasiões com cores distintas. Então, se você quer sair do tradicional, continue acompanhando o post de hoje e aprenda como combinar cores de roupas.

Círculo cromático

circulo de cores

De acordo com a teoria das cores, existem três cores primárias: amarelo, vermelho e azul. Todas as outras cores existentes são originárias desses três tons. A junção de duas cores primárias cria então as cores secundárias, que são laranja, verde e violeta. Sendo assim, a cor produzida pela mistura de três cores primárias é a chamada cor terciária. Por fim, as cores complementares são os tons que se contrastam no círculo cromático e, portanto, são opostas. 

Antes de começar a montar a produção, é essencial conhecer o círculo cromático. Isso porque, ele será o responsável e servirá como guia para te ajudar a entender quais cores combinam melhor entre si. No entanto, ao contrário do que se pensa, existem quase infinitas possibilidades de combinações. Portanto, tenha em mãos seu círculo cromático quando for montar o visual. 

Como fazer a combinação de cores? 

O círculo cromático, como falamos, facilita a combinação das cores, visto que as colocam lado a lado em um círculo de acordo com a tonalidade. Por meio dele você irá visualizar quais as cores que melhor se harmonizam e assim criar combinações monocromáticas, análogas, complementares ou em tríade. 

Além disso, ele também se divide em cores quentes e frias. As primeiras são as tonalidades de rosa, vermelho, laranja e amarelo, que ficam em baixo. Já as cores frias ficam na parte de cima e são as tonalidades de verde, azul e roxo. Cores como branco, preto e cinza são cores neutras e que servem de base para as mais diversas combinações. 

Confira abaixo como fazer a combinação de cores:

combinar cores de roupa

Combinação monocromática

A combinação de cores de roupas monocromática é conhecida por usar as mais diversas tonalidades dentro de uma mesma cor. Essa combinação é bem simples de ser feita e você ainda pode acrescentar uma peça de cor neutra, como preto, cinza ou branco.

Seja em com um blazer e calça da mesma cor ou ainda saia e blusa com tonalidades distintas, mas do mesmo tom, você garante sofisticação e a atenção certa. 

Combinação com cores análogas

A combinação de cores análogas é quando você une uma cor primária com uma de suas cores vizinhas no círculo cromático. Essa é uma mistura confiável e que funciona de maneira criativa e segura para quem não é fã de contrastes. Vale lembrar ainda que, o mais recomendado é não misturar cores quentes e frias em uma mesma composição, mesmo quando vizinhas.

O vermelho junto com o rosa forma uma dupla extremamente estilosa, podendo ser usada com saia vermelha + blusa rosa, blusa roa + terninho vermelho, etc. Além disso, azul e roxo são cores análogas e também podem ser combinados facilmente. 

Cores complementares

As cores complementares são aquelas que estão em lados opostos no círculo cromático e justamente por isso, criam contrastes inusitados e interessantes. O segredo é escolher uma peça de determinada cor e combiná-la com outra peça na tonalidade oposta. Para finalizar, opte por sapatos e acessórios neutros. 

Uma opção é criar uma composição com blusa verde, calça jeans e nos pés um sapato vermelho. Para as mais ousadas, escolha uma parte de baixo azul (saia, shorts ou calça) e combine com a parte de cima laranja, que pode ser uma blusa, camisa ou até mesmo uma jaqueta.

Combinação em tríade

A combinação de cores em tríade é feita por meio da junção de três cores que possuem a mesma distância entre si no círculo cromático. Ou seja, imagine um triângulo dentro do círculo de cores. Ela é ideal para dias em que você busca um look mais colorido e divertido, mas sem deixar a elegância de lado. 

Sapatos

Eles são peça-chave para compor essas produções e quanto mais cores você tiver no armário, maiores serão suas possibilidades. Isso porque, os sapatos servem como complemento para incluir as cores com suavidade na produção. Um vestido verde com uma sandália azul ao mesmo tempo que mantém a elegância também está adequado com a tendência de color blocking. 

Então, com as dicas do post de hoje você será capaz de criar looks incríveis com as mais diversas cores sem medo de errar. Mas, se você ainda não sente segurança para ousar nas cores, uma boa dica é ter uma ou mais peças de tons neutros na composição. Dessa forma, você começa os testes com calma e mais pra frente pode ousar um pouco mais.

Add Comment