Enxaqueca Menstrual: Causas, Sintomas e Tratamento

Enxaqueca Menstrual: Causas, Sintomas e Tratamento

A enxaqueca menstrual é certamente um dos piores sintomas da Tensão Pré-Menstrual (TPM). Afinal, somente quem a tem sabe o quanto a mesma pode inibir a mulher de atividades corriqueiras.

Além do mais, a enxaqueca não é o único sintoma desconfortável deste período. Ela é apenas mais uma opção de incômodo na vida da mulher. Mas, como saber se realmente o seu quadro de enxaqueca tem a ver com o seu ciclo menstrual? E ainda, como tratar desse problema e extingui-lo de uma vez por todas?

Essas e outras dúvidas, respondemos nos tópicos a seguir. Acompanhe:

enxaqueca menstrual

Causas e sintomas da enxaqueca menstrual

As dores intensas de cabeça só são caracterizadas como enxaqueca menstrual de fato, quando essa ocorre dois dias antes de “descer” a menstruação, ou até três dias depois de encerrar. Ou seja, as cefaleias que surgem fora destes dias específicos, não estão associadas ao ciclo hormonal da mulher.

A causa, no entanto, está associada diretamente com a oscilação hormonal que acontece nestes dias específicos. Os níveis de estrógeno sofrem uma queda significativa, desencadeando, dessa forma, efeitos químicos em nosso cérebro. São esses efeitos, por sua vez, que provocam a terrível enxaqueca.

A partir disso, a mulher passa a se deparar com os seguintes sintomas:

  • Visão turva: quando a enxaqueca menstrual começa, é comum a mulher sentir a visão meio turva, como se estivesse embaçada.
  • Dor forte em uma região da cabeça: a cabeça não dói como um todo. Ela dói em partes específicas, e com muita intensidade.
  • Enjôos decorrente da dor forte: É muito comum a mulher inclusive sentir enjôos por conta da dor excessiva.

Leia também: Motivos para menstruação atrasada

Como tratar a enxaqueca menstrual

O primeiro passo antes de partir para o tratamento medicamentoso, é você mudar alguns hábitos simples, quando a enxaqueca aparecer. São eles:

  • Repouse: procure descansar quando a dor aparecer. Assim você evita que o problema se agrave.
  • Controle a respiração: respire devagar e pausadamente, assim você gerará um efeito calmante para o corpo, relaxando e levando oxigênio para o cérebro.
  • Evite a luminosidade: procure um lugar escuro para se recuperar. A luminosidade pode agravar ainda mais a dor.
  • Alimentação mais leve: nestes dias de TPM, tente se alimentar de maneira mais leve, com mais frutas e verduras e menos massas. Além disso, consuma sempre 2 litros de água por dia.
    enxaqueca menstrual

Agora que já vimos algumas mudanças simples que você pode aplicar, vamos ao tratamento medicamentoso:

  • Para quadros de enxaqueca menstrual mais leve: Analgésicos como AAS e Paracetamol já são ótimos para eliminar o problema.
  • Para quadros de enxaqueca menstrual mais forte: No caso de dores mais intensas, é necessário consumir medicamentos que ajam rapidamente nos vasos sanguíneos do cérebro. Dentre eles, temos: Isomepteno, Sumatriptano e Zolmtriptano.

No entanto, estas são apenas algumas opções que você pode começar a consumir para tratar este problema. Mas lembre-se que prevenir é sempre muito melhor do que remediar! Por esse motivo, procure sempre manter uma alimentação leve e equilibrada, além de praticar exercícios regularmente. Assim você garantirá uma vida mais saudável, como um todo.

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *