Jejum Intermitente: Conheça a verdade sobre ele

Muitas pessoas fazem jejum para tentar emagrecer, mas o resultado muitas vezes não chega a ser satisfatório, pois o jejum não é feito de forma correta. Por esse motivo, trouxemos algumas informações a respeito do jejum intermitente para que você posa conhecer a verdade sobre esse tipo de jejum e como realizá-lo de forma correta para aproveitar os seus benefícios.

jejum intermitente

Conheça um pouco mais sobre essa onda que está se espalhando e trazendo diversos benefícios à saúde.

O que é jejum intermitente

Atualmente esse é um dos temas mais comentados quando o assunto é emagrecer com saúde. Para quem ainda não conhece, o jejum intermitente é o nome dado ao estilo de alimentação que alterna períodos de jejum com períodos de alimentação. Não se trata do quanto você irá se alimentar.

Existe diferentes formas para você fazer o Jejum intermitente, o que vai diferenciar é o período que você vai escolher para jejuar.

Períodos para Jejuar

  • Jejum 16 horas:

Esse é o mais comum. Nele você deve comer de 8h em 8h horas e ficará 16h sem comer. Você deve escolher o horário da sua refeição e se programar para poder se alimentar na hora certa. Caso você escolha almoçar 12h, deverá jantar às 20h.

  • Jejum 24 horas:

Esse é um pouco mais avançado, indica-se começar o Jejum pelo de 16h. Caso você parta para o de 24h, o inidcado é faze-lo por 2 dias da sua semana. Almoçou às 12h? Só almoce às 12h do dia seguinte.

  • Jejum 36 horas:

Esse é uma etapa mais avançada. Indica-se que para fazer JI (jejum intermitente) com períodos maior que você procure o acompanhamento do seu médico para não sofrer alterações que afetem sua saúde.

Benefício do Jejum intermitente

Apesar de ser um jejum, ainda sim conseguimos alcançar alguns benefícios com essa prática, como por exemplo:

Benefícios jejum intermitente

Benefícios jejum intermitente

1 – Emagrecimento: O jejum intermitente vai ajudar você a perder gordura sem precisar restringir o consumo de calorias de forma consciente.

2 – Resistência à Insulina: O jejum intermitente pode reduzir a resistência à insulina, baixando em 3-6% e os níveis de insulina em jejum no sangue em 20-31% . Em tese, isso é o suficiente para proteger contra diabetes tipo 2.

3 – Inflamação: Alguns estudos mostram redução nos marcadores de inflamação, que é uma das principais causas de diversas doenças crônicas.

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4 – Coração Saudável: O jejum intermitente pode reduzir o colesterol LDL, as triglicérides, marcadores de inflamação, glicose e resistência à insulina. Esses são todos fatores de risco para doenças no coração.

5 – Prevenção de Câncer: Estudos realizados com animais indicam que o jejum intermitente pode ajudar a prevenir câncer. Essa é uma excelente notícia.

6 – Cérebro Saudável: O jejum intermitente aumenta no cérebro um hormônio chamado BDNF, e pode ajudar a criar novas células nervosas. Ele também pode ajudar a proteger contra doença de Alzheimer.

7 – Anti-Envelhecimento: O jejum intermitente foi capaz de aumentar a longevidade de ratos. Estudos mostraram que ratos que jejuaram viveram de 36-83% mais que os demais, outro motivo para começar a praticar o jejum intermitente.

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