Harusame: O que é? Porque é tão utilizado?
Macarronada na dieta não é recomendado muitas vezes, mas o Harusame é diferente. Esse nome quer dizer “chuva de primavera”. O prato chama muita atenção pelo valor nutritivo e pela quantidade calórica. O alimento é delicioso e faz muito bem à saúde.
☰ CONTEÚDO
Harusame: O que é? Porque é tão utilizado?
Esse alimento é bem similar com o shirataki de konjac. Muitas celebridades mundo a fora usam esse prato para ter uma boa perca e peso. O prato possui um elevado valor de fibras, o que ajuda na saciedade.
Do que é Feito harusame?
Essa é uma massa muito usada na culinária japonesa. O harusame é chamado também de modo mais popular de espagete de celofane. O prato pode ser feito de várias formas, lavando assim amido de batata, batata-doce, arroz, soja, e o mais comum, de feijão mung.
Geralmente os fios desse macarrão podem ser compridos ou achatados, no entanto, jamais vem em formato de ninho, o que auxilia no usa da quantidade necessária no preparo. Esse macarrão não tem glúten, ajudando também quem ter alergias e intolerâncias às farinhas de trigo.
Harusame na Dieta
Para colocaro Harusame na sua dieta diária, tem que saber qual foi o ingrediente principal utilizado na sua produção, para evitar erros. Se por exemplo você estiver na Dieta Dukan nas fases Ataque e Cruzeiro, poderá consumir somente harusame de soja, que possui cerca de 2 a 4 gr de carboidratos, e para temperar é bom usar molhos com zero gordura.
Ainda falando para quem está na dieta Dukan: os outros macarrões para harusame, como por exemplo, o que é a base de feijão, só podem ser consumidos a partir da fase de Consolidação, porque têm muitos carboidratos que não podem ser aceitos nas outras fases.
Preparo do harusame
O harusame fica pronto rapidamente: depois de cozinhar o macarrão, os fios ficam quase que transparentes. Você pode colocar ele em uma salada, por exemplo, para dar aquele toque especial.
Salada Japonesa Harussame
Ingredientes
- 250gr de presunto magro
- 200gr de macarrão japonês (harussame)
- 6 pepenos japonês cortados à juliana fino
- 2 colheres de (sopa) de semente torrada de gergelim
- 4 omeletes cortados
- sal a gosto
- 1 xícara de café de vinagre de arroz japonês
- 1 xícara de café de óleo de gergelim torrado
Modo de fazer
- Adicione em 2 litros de água fervendo uma colher de sal e o macarrão. Mexa sempre para que não fique colado um fio no outro. Escorra e peneire em água fria para parar o processo de cozimento.
- Cortar os pepinos em finos fios com a casca. Adicionar um pouco de sal e deixar reservado após 15 minutos escorrendo.
- Fatie o presunto bem fininho.
- Faça 4 omeletes sem sal e bem fininhos e deixe esfriando. Depois enrole os 4 como rocamboles e fatie em fios também.
- Coloque o macarrão na tábua e fatie em 4.
- Agora é só temperar, colocando em um recipiente grande e temperando com sal.