Clareamento Dental a Laser: Como Funciona?

O clareamento dental a laser é uma salvação na vida de qualquer pessoa, afinal ele é responsável por dar uma mudança significativa ao visual, além de deixar os dentes com uma aparência super saudável. Porém muitas pessoas ainda têm inúmeras dúvidas de como todo o processo funciona.

Clareamento Dental a Laser

Conheça o novo processo de Clareamento Dental a Laser.

Este texto explicará de forma simples como é feito o procedimento e discorrerá também, sobre os riscos e cuidados, mitos e verdades e todos os benefícios que você irá obter ao optar por fazer um clareamento dental a laser. Confira e anote tudo!

O Processo de Clareamento Dental a Laser

O clareamento dental a laser consiste em uma técnica utilizada somente por especialistas, é capaz de remover todas as manchas e pigmentos presentes na camada interna chamada dentina.

O dentista isola os dentes, protegendo a gengiva com uma borracha, em seguida, ocorre a aplicação de um gel a base de Peróxido de Hidrogênio. Esse gel penetra no interior do esmalte e da dentina, quando submetido a ação do laser, que normalmente é de baixa intensidade, há uma liberação de oxigênio.

As bolhas de oxigênio desprendem a camada de sujeira e possíveis manchas, deixando, portanto, o dente branquinho, cheio de saúde e o mais importante, com um branco totalmente natural.

Os Principais Mitos do Clareamento Dental a Laser

clareamento-dental-a-laser-mitos

Neste tópico desmentiremos as baboseiras que lemos e ouvimos do tal “senso comum” e reforçaremos algumas verdades sobre clareamento dental. Veja e tire suas dúvidas!

  • Clareamento dental a laser causa sensibilidade:

Verdade. Como o Gel entra na dentina, a reação pode afetar levemente o esmalte, embora esse caso seja relativamente raro acontece e por muitas vezes também pode ser temporário.

  • Creme dental clareia o dente:

Lenda Urbana. Os cremes dentais “clareadores” têm pouca substância clareadora, mas como são abrasivos (alguns são agressivamente abrasivos com potencial de causar danos ao esmalte dentário) removem as manchas superficiais e passam a ideia de dentes mais brancos.

  • Qualquer um pode fazer clareamento dentário:

Mentira. Crianças com menos de 12 anos, grávidas, lactantes, pessoas que restauraram os dentes muitas vezes, alérgicos e portadores de doenças dentais não devem fazer um clareamento dental a laser.

  • Clareamento caseiro não funciona:

Mentira Publicitária! Se você comprar o gel e fazer a aplicação (seguindo as orientações de seu dentista, sempre) o resultado final será o mesmo. Vai demorar mais tempo, pois a ação do laser em alguns casos, permite o clareamento em uma única sessão, mas o clareamento irá ocorrer da mesma forma caso seja feito em casa.

  • Receitas caseiras funcionam:

Mentira! Bicarbonato de sódio, limão, casca de laranja, água oxigenada e similares não clareiam em nada seu dente. No melhor dos casos são abrasivos e fazem o polimento do esmalte, o que pode ser prejudicial.

  • Clareamento a laser causa câncer:

Mito. O câncer é uma mutação genética celular que causa uma alteração no DNA, essas células alteradas que provocam o câncer; O clareamento dental não passa de uma reação química entre o gel, o laser e os agentes causadores das manchas. Nada além disso.

  • Não precisa fazer manutenção:

Mito. Após 2 anos os dentes começam a amarelar novamente, logo, uma manutenção deve ser feita, mas em 1 ou 2 noites tudo estará resolvido.

O Que Evitar Fazer Durante o Processo de Clareamento Dental?

A sugestão dos profissionais é evitar alimentos com pigmentações e corantes muito fortes como café Coca-Cola e vinho tinto. O cigarro também deve ser evitado, o processo de oxigenação causa uma desmineralização nos dentes, que o faz se comportar como uma “esponja”, logo, se você não cuidar da alimentação, além de perder o efeito clareador seus dentes poderão ficar terrivelmente manchados, então é cuidado redobrado!

O clareamento dental laser veio para ficar. Vimos neste texto os cuidados a serem tomados e entendemos como funciona o clareamento dental a laser.

Caso opte por clareamento caseiro, siga sempre a orientação do seu dentista para obter um tratamento dentário de qualidade e obter excelentes resultados.

Compartilhe conosco sua experiência com clareamento dental a laser.

Reply