Ouvido Entupido: Como tratar?

Um ouvido entupido pode te prejudicar muito. Além disso, esse pode ser um sintoma de algo mais grave. O problema é que quando a pessoa está passando por esse mal não faz ideia de como curá-lo. Pensando nisso, vamos dar algumas dicas que facilitam a remoção do que obstrui o ouvido. Confira a seguir “ouvido entupido: como tratar?” e veja como e livrar esse mal.

Ouvido Entupido: Como tratar? – Entenda que o ouvido é uma parte delicada do corpo. O ouvido sempre tem que ter um cuidado diferenciado (Foto: Divulgação)

Ouvido Entupido: Como tratar?

Para começo de conversa, saiba que ficar cutucando o ouvido é muito perigoso. Não é recomendando colocar o cotonete muito no fundo da orelha, pois ele pode afetar a sua audição, rompendo o seu tímpano. A limpeza dos ouvidos sempre precisam ser feita com cautela. O cotonete pode ser usado com delicadeza, mais na parte externa. Na parte interna veja a seguir a recomendação:

Ouvido com dor é complicado. A dor de ouvido pode acabar com todos os seus sentidos (Foto: Divulgação)

Ouvido entupido por sujeira

Se o seu ouvido entupido é por sujeira recomendamos que limpe com cuidado. Para começar, apenas limpe com algodão para não correr o risco de danificar o tímpano. Pegue um palito de dente, enrole na pontinha dele um algodão e deixe uma sobrinha de mais ou menos meio centímetro.

Depois, coloque dentro do ouvido fazendo movimentos circulares. Somente a ponta com algodão deve tocar a parte mais profunda do ouvido. Você pode puxar a pontinha do cotonete se preferir. Assim a sobra de algodão vai ficar e com ela que vai limpar a parte mais profunda do ouvido.

Quando o ouvido entupido não curar, você pode procurar um médico para resolver o problema (Foto: Divulgação)

Aplicação de remédios para amolecer a cera do ouvido

Algumas pessoas tendem a ter a cera do ouvido muito espessas e com isso não conseguem limpar. Nesse caso, antes de fazer a faxina completa, tente colocar um medicamento liquido especializado em amolecer a cera. Dessa maneira você vai conseguir fazer a limpeza com mais facilidade. No entanto, o procedimento deve ser o mesmo acima, pois se não a cera amolecerá e vai se depositar mais a fundo no ouvido, dificultando ainda mais a limpeza.

Ouvido com esse tipo de entupimento é complicado de ser curado sozinho (Foto: Divulgação)

Lavagem com um especialista

Se isso não resolver o melhor a ser feito é procurar um especialista. Se o ouvido estiver muito entupido pode significar que tem algo que você não vai resolver sozinho. Passando por um especialista vai entender como funciona a limpeza.

Ele vai fazer todo o procedimento de limpeza. E por meio disso todo o canal do ouvido será limpo de modo mais profundo. O ouvido é muito importante e a perca da audição é irreversível na maioria dos casos. Por isso, cuide bem deles e não espera o pior acontecer. A dor de ouvido pode ser uma das dores mais agudas que um ser humano pode ter. Por isso, aposte em cuidados paleativos.

Add Comment