Dicas de cuidados para cabelo cacheado

Quem tem cabelo cacheado, na maioria das vezes, tem mais trabalho para manter a hidratação dos fios em dia. Isso acontece porque a curvatura dos cachos dificulta a distribuição do óleo natural do cabelo até as pontas. Porém, com algumas dicas de cuidados para cabelos cacheados é possível manter o cabelo saudável e cheio de vida.

Dicas de cuidados para cabelo cacheado

Na dúvida de como cuidar dos seus cachos? Separamos um guia com algumas opções:

cuidados para cabelos cacheados

A blogueira Rayza Nicácio, dona de um canal de beleza no YouTube, exibe cachos lindos e sedosos

Aposte na umectação com óleos vegetais

A umectação consiste basicamente em envolver todos os fios do cabelo com um óleo de origem vegetal, sendo os mais comuns o óleo de coco e azeite de oliva. Após enluvar os fios, é necessário deixar o óleo agindo por, no mínimo, duas horas. Algumas pessoas gostam de passar o óleo antes de dormir e lavar o cabelo na manhã seguinte, garantindo que o produto atinja seu total potencial nas madeixas.

Umectar os cabelos é um tratamento que se encaixa na etapa de nutrição do cronograma capilar e deve ser feita apenas com óleo 100% vegetal. O óleo vegetal mantém a hidratação dos fios, além de ter nutrientes capazes de reparar os cabelos danificados. O óleo mineral, por sua vez, apenas faz uma maquiagem nos fios.

Use e abuse do cronograma capilar

Como foi citado acima, a umectação se encaixa na fase de nutrição do cronograma capilar. Porém, ele tem outras duas fases: a hidratação e a reconstrução.

Enquanto a hidratação tem como função a reposição de água para o fio, a nutrição tem o trabalho de manter essa água blindada no cabelo e repor os óleos naturais, enquanto a reconstrução tem objetivo de devolver a massa capilar por meio de proteínas e aminoácidos.

Existem algumas formas de seguir o cronograma capilar, tendo a forma ideal para cabelos saudáveis até a que atende as necessidades de cabelos que sofreram corte químico ou danos maiores.

cuidados para cabelo cacheado

A tabela, retirada do blog Rabiskos, dá algumas opções para seguir o cronograma

Massageie o couro cabeludo

Além de facilitar que o óleo natural da raiz do cabelo se espalhe até as pontas, massagens com as pontas dos dedos estimulam a circulação sanguínea e favorecem o crescimento dos fios.

É importante que a massagem seja feita com as mãos limpas, para não entupir os poros do couro cabeludo, e de forma leve e delicada, para que não agrida a pele.

Beba água regularmente

Não é novidade para ninguém que manter o corpo hidratado de dentro para fora é fundamental para a saúde e consequentemente para a boa aparência. Apesar de ser um assunto bastante falado, muitas vezes passa batido pelas pessoas.

Porém, para manter um cabelo saudável e bonito é importante beber a quantidade de água necessária para suprir as necessidades do organismo. Como cada corpo funciona de uma forma diferente, é importante procurar um médico para se orientar a respeito da quantidade de água necessária para um dia. Em geral, recomenda-se que um adulto consuma dois litros da bebida por dia.

Ter fios lindos e saudáveis não exige gastar rios de dinheiro, basta tirar um tempinho dos seus dias para cuidar de você mesma!

 

No Responses

Add Comment