Significado de Padrinho de Consagração

Você sabe qual é o significado de padrinho de consagração? Se não sabe, neste artigo iremos explicar o que este termo significa. Por isso, acompanhe o texto para entender.

Significado de padrinho de consagração

O significado de padrinho de consagração pode ser muito mais amplo do que imaginamos. Desta forma, alguns conceitos precisam ficar definidos para, somente então, conseguirmos entender de fato o que isso significa.

Assim sendo, o padrinho tem uma função muito semelhante da madrinha de consagração, que nada mais é do que uma segunda mãe para a criança que está sendo consagrada. E o mesmo pode ser conceituado para o pai.

 

 

O que é consagração?

A consagração nada mais é do que a apresentação católica da criança perante Deus. Esta é a forma que as pessoas seguidoras desta religião encontraram para tornar oficial a chegada de uma criança no mundo.

É neste momento que os padrinhos e madrinhas de consagração são necessários, para fazer um acompanhamento próximo da vida da criança e também para ser uma ligação entre orações e proteções para o bebê.

Algumas pessoas também chama a consagração de batismo, podendo variar de região para região. Assim sendo, o conceito acaba sendo o mesmo tanto para abordagens religiosas quanto para funções de padrinhos e madrinhas.

Quais as responsabilidades de um padrinho de consagração?

Uma das principais responsabilidades do padrinho de consagração, é manter uma relação de zelo e cuidados com a criança. Assim sendo, como já falamos, este cargo está muito ligado a uma segunda paternidade, pois a criança consagrada é chamada de afilhada.

Um padrinho de consagração irá prestar auxílios necessários para o seu afilhado, pois estava perante Deus afirmando e selando esta responsabilidade. Além do mais, é o padrinho que poderá aconselhar a criança no futuro, pois a família entende que esta pessoa é capaz de ajudar positivamente nessa jornada.

 

significado de padrinho de consagração

 

Como escolher um padrinho de consagração?

O significado de padrinho de consagração pode significar uma série de atributos e conceitos. Por isso, a melhor forma de escolher um padrinho de consagração não é através de uma receita pronta ou com sugestões de terceiros.

A melhor forma de escolher um padrinho de consagração é escolhendo uma pessoa que representa seus modos de pensar, de agir e de enxergar o mundo. Pense na forma que você quer criar seu filho. Pois é exatamente desta forma que o padrinho de consagração precisa se encaixar. Pois o que importa, no final, é o bem estar da criança.

Por isso, aposte em pessoas próximas e que representem algo positivo tanto para você, quando para o futuro da criança. Um padrinho de consagração pode ser, como falamos, um segundo pai para a criança. E isto envolve muitas responsabilidades que devem ser analisadas. O perfil do padrinho de consagração deve passar por estes critérios.

Agora que você já sabe o real significado de padrinho de consagração, é hora de colocar os conceitos em prática, caso seja convidado para ser o padrinho de alguma criança.

E se você está buscando um padrinho de consagração, adote os critérios apontados aqui e boa sorte!

Add Comment