Chapéu com protetor solar

chapeu de praia

Pessoas que tem a pele sensível ao sol, devem ter o máximo de cuidados para se protegerem dos raios Ultra violetas. Primeiramente é importante frisar que os chapéus não são suficientes para a proteção contra a radiação solar, pois os raios solares são muito fortes, e quem tem a pele muito sensível precisa de máxima proteção para evitar queimaduras, manchas, envelhecimento precoce, alterações celulares ou danos maiores como o câncer de pele. 

Para  descobrir como cuidar da pele é recomendado consultar-se com um médico dermatologista para saber todos os procedimentos corretos a se seguir para cuidar da pele.

Muitas pessoas acreditam que usar o chapéu para proteger o rosto é o suficiente, mas isso não é verdade, sempre que você se expor ao sol, você deve utilizar o protetor solar, independente se for ou não usar chapéu.

A utilização de chapéus no sol, pode passar a impressão de que você está protegido, porém você não está, pois mesmo com o uso desse acessório os raios solares conseguem chegar a sua pele. O chapéu não substitui o protetor solar, é fato que pode proteger um pouco, mas o uso de protetor solar é indispensável nesses casos.

Mesmo com o uso do chapéu, o ideal é utilizar o protetor solar e repassar algumas vezes ao longo do dia. Em ocasiões de exposições mais diretas com o sol como em praias, piscinas e etc, é recomendado que você utilize protetor solar com fator de proteção acima de 50, e repassado em pequenos intervalos ao longo da exposição e após mergulhos. 

Além de proteger um pouco a pele do sol, os chapéus também tem a função de proteger os cabelos dos raios solares. Portanto a escolha do chapéu para proteção do couro cabeludo também faz toda diferença. 

Quando falamos de chapéus com a função de proteger o couro cabeludo, temos que levar em conta que o tecido, espessura, cor e espaçamento do chapéu tem influência direta na proteção. 

Os chapéus de palha e algodão são altamente recomendados para proteger o couro cabeludo dos raios solares. Como são tecidos leves e naturais, permitem que mesmo em contato com o sol o couro cabeludo consiga respirar, evitando assim a proliferação de fungos. Evite chapéus com tecidos sintéticos a não ser que seja um chapéu especialmente preparado para proteger o couro cabeludo dos raios UVA e UVB

O espaçamento do chapéu também é muito importante, uma vez que chapéus com espaçamento muito grande permitem que os raios transpasse pelo chapéu e danificando o couro cabeludo. 

A tonalidade do chapéu é mais um fator determinante para a proteção solar. Estudos comprovam que a utilização de chapéus com tons mais escuros, mesmo que aqueça a cabeça, pode proteger melhor o couro cabeludo contra a infiltração dos raios solares.

O chapéu como proteção da cabeça é essencial para não danificar os fios, ressecar ou danificar o couro cabeludo, porém, assim como a pele, necessita de alguns minutos de sol por dia, portanto, durante os dias, tire o chapéu por alguns minutos e se permita sentir o calor do sol por todo o corpo.

Chapéu com protetor solar funciona?

bebida na praia

Os chapéus com protetor solar não são muito comuns, porém na internet não é muito difícil de encontrar. 

Esses modelos são altamente recomendados para qualquer pessoa, e contém no rótulo o fator de proteção solar (FPS). Os mais indicados assim como o protetor solar são os chapéus com FPS acima de 50 para maior proteção do couro cabeludo. 

Preciso passar protetor solar químico quando estiver usando um chapéu?

Quando chega o verão, temos uma diversidade gigantesca de proteção da pele contra o sol, entre os protetores solares temos que escolher a marca que mais se adequa a nossa pele, o fator  de proteção (FPS) ideal para evitar danos, manchas e etc, e além disso ainda temos que saber escolher entre o protetor solar químico ou físico. 

Antes de tudo, é necessário entender a diferença entre o protetor solar físico e o protetor solar químico.

 O protetor solar físico, que é composto por dióxido de titânio e/ou óxido de zinco, esses dois ingredientes são naturais de amplo espectro, que protege contra os raios UVA e UVB.

A cobertura do protetor solar físico, é superficial e não penetra na pele, os raios solares refletem no protetor fazendo o papel de reflexo, ou seja, o sol bate, reflete e não penetra na pele, Portanto o protetor solar físico funciona como um bloqueador solar se for escolhido juntamente com o fator de proteção solar (FPS) correto. 

Na prática o protetor solar físico é um pouco mais difícil de espalhar pelo corpo por conta da consistência mais grossa, e deixa os rosto e corpo com aparência esbranquiçada por conta da barreira física que faz na pele. 

Já o protetor solar químico é bem diferente, porém mais facilmente encontrado no mercado. O protetor solar químico, é composto por ingredientes químicos e não naturais. Ele age como um receptor dos benefícios do sol, permitindo que os raios solares penetrem na pele do usuário, e com a ação dos agentes químicos ali presentes, o sol não causa nenhum tipo de danos a sua pele. 

O filtro solar químico é fácil de espalhar pelo corpo, e não deixa a pele esbranquiçada, fica imperceptível na pele. 

Mas você precisa passar protetor solar químico quando estiver usando um chapéu ? A resposta é : SIM !

Em todas as partes do corpo que estiverem expostas, pois os raios UV, refletem na areia, no piso, e em várias outras superfícies, portanto, nunca deixe  de usar o filtro solar químico quando estiver exposto ao sol, mesmo se estiver usando chapéu.

Onde comprar chapéu com filtro solar?

chapeu e chinelo de palha na praia (1)

Os chapéus com filtro solar de qualidade comprovada e variedades exclusivas, não são fácies de encontrar, pois os chapéus que tem essa função são produzidos de forma muito específica e cuidadosa. 

Além de qualidade, os preços, cores, estilos e materiais são fatores extremamente importantes no momento da escolha. 

Claro todos querem um chapéu que combine com seu estilo, que traga conforto ou até mesmo para combinar com o look de verão. Você pode encontrar o chapéu ideal para seu estilo no site da loja Samburá, que possui variedades e peças exclusivas para você ficar protegido dos raios UVA e UVB, e ainda arrasar no look com o chapéu ideal para você.

Conclusão

Os chapéus com filtro solar são acessórios muito úteis quando falamos de proteção no verão contra os raios solares. Esses raios podem causar danos irreversíveis á sua pele do rosto e também prejudicar o seu couro cabeludo, portanto todo cuidado com sua pele é pouco. 

Para saber mais sobre os chapéus com filtro solar ideal no mercado, acesse a loja virtual Samburá, escolha o chapéu que mais combina com você, fique na moda e proteja-se dos raios UV com estilo. #usesambura

Add Comment