Jejum Intermitente: Conheça a verdade sobre ele

Muitas pessoas fazem jejum para tentar emagrecer, mas o resultado muitas vezes não chega a ser satisfatório, pois o jejum não é feito de forma correta. Por esse motivo, trouxemos algumas informações a respeito do jejum intermitente para que você posa conhecer a verdade sobre esse tipo de jejum e como realizá-lo de forma correta para aproveitar os seus benefícios.

PUBLICIDADE CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
jejum intermitente
Conheça um pouco mais sobre essa onda que está se espalhando e trazendo diversos benefícios à saúde.

☰ CONTEÚDO

O que é jejum intermitente

Atualmente esse é um dos temas mais comentados quando o assunto é emagrecer com saúde. Para quem ainda não conhece, o jejum intermitente é o nome dado ao estilo de alimentação que alterna períodos de jejum com períodos de alimentação. Não se trata do quanto você irá se alimentar.

PUBLICIDADE CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Existe diferentes formas para você fazer o Jejum intermitente, o que vai diferenciar é o período que você vai escolher para jejuar.

Períodos para Jejuar

  • Jejum 16 horas:

Esse é o mais comum. Nele você deve comer de 8h em 8h horas e ficará 16h sem comer. Você deve escolher o horário da sua refeição e se programar para poder se alimentar na hora certa. Caso você escolha almoçar 12h, deverá jantar às 20h.

  • Jejum 24 horas:

Esse é um pouco mais avançado, indica-se começar o Jejum pelo de 16h. Caso você parta para o de 24h, o inidcado é faze-lo por 2 dias da sua semana. Almoçou às 12h? Só almoce às 12h do dia seguinte.

  • Jejum 36 horas:

Esse é uma etapa mais avançada. Indica-se que para fazer JI (jejum intermitente) com períodos maior que você procure o acompanhamento do seu médico para não sofrer alterações que afetem sua saúde.

Benefício do Jejum intermitente

Apesar de ser um jejum, ainda sim conseguimos alcançar alguns benefícios com essa prática, como por exemplo:

Benefícios jejum intermitente
Benefícios jejum intermitente

1 – Emagrecimento: O jejum intermitente vai ajudar você a perder gordura sem precisar restringir o consumo de calorias de forma consciente.

2 – Resistência à Insulina: O jejum intermitente pode reduzir a resistência à insulina, baixando em 3-6% e os níveis de insulina em jejum no sangue em 20-31% . Em tese, isso é o suficiente para proteger contra diabetes tipo 2.

3 – Inflamação: Alguns estudos mostram redução nos marcadores de inflamação, que é uma das principais causas de diversas doenças crônicas.

4 – Coração Saudável: O jejum intermitente pode reduzir o colesterol LDL, as triglicérides, marcadores de inflamação, glicose e resistência à insulina. Esses são todos fatores de risco para doenças no coração.

5 – Prevenção de Câncer: Estudos realizados com animais indicam que o jejum intermitente pode ajudar a prevenir câncer. Essa é uma excelente notícia.

6 – Cérebro Saudável: O jejum intermitente aumenta no cérebro um hormônio chamado BDNF, e pode ajudar a criar novas células nervosas. Ele também pode ajudar a proteger contra doença de Alzheimer.

7 – Anti-Envelhecimento: O jejum intermitente foi capaz de aumentar a longevidade de ratos. Estudos mostraram que ratos que jejuaram viveram de 36-83% mais que os demais, outro motivo para começar a praticar o jejum intermitente.

Como Fazer Jejum Intermitente: Guia Prático

O Jejum Intermitente (JI) é uma estratégia alimentar que tem ganhado popularidade devido aos seus potenciais benefícios para a saúde e perda de peso. É uma abordagem flexível que alterna entre períodos de jejum e alimentação. Se você está interessado em aprender como fazer Jejum Intermitente, aqui está um guia prático para começar:

Passo 1: Escolha o Método

Existem várias abordagens de Jejum Intermitente, então, o primeiro passo é escolher a que melhor se adapta ao seu estilo de vida:

  • 16/8: Jejue por 16 horas e restrinja sua alimentação a uma janela de 8 horas.
  • Jejum de 12 horas: Ideal para iniciantes, jejuar durante a noite e pular o café da manhã.
  • 5:2: Durante 5 dias da semana, coma normalmente; nos outros 2 dias, restrinja sua ingestão calórica a cerca de 500-600 calorias.
  • Comer-parar-comer: Faça um jejum de 24 horas uma ou duas vezes por semana.

Passo 2: Prepare-se Mentalmente

O Jejum Intermitente pode ser desafiador no início, então esteja preparado mentalmente. Defina metas realistas e lembre-se de que seu corpo se adaptará com o tempo.

Passo 3: Mantenha-se Hidratado

Durante o jejum, é importante beber água, chás ou café sem açúcar para manter-se hidratado.

Passo 4: Alimentação Saudável

Nas janelas de alimentação, priorize alimentos nutritivos, ricos em fibras, proteínas e gorduras saudáveis. Evite alimentos processados e excesso de açúcar.

Passo 5: Ouça Seu Corpo

Se você sentir tontura, fraqueza extrema ou desconforto, interrompa o jejum e coma algo leve. O Jejum Intermitente deve ser seguro e não deve causar sofrimento.

Passo 6: Ajuste para Seu Estilo de Vida

O Jejum Intermitente deve se encaixar em sua rotina. Se você treina, pode adaptar suas janelas de alimentação para se alinhar com o exercício.

Passo 7: Acompanhamento Médico

Antes de iniciar o seu Jejum, é aconselhável consultar um médico ou nutricionista, especialmente se você tiver condições médicas preexistentes.

Lembre-se de que o Jejum não é adequado para todos, e o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. Experimente de maneira responsável, ouvindo seu corpo e ajustando conforme necessário. É uma ferramenta poderosa, mas a saúde sempre deve vir em primeiro lugar.

Se seu objetivo é encontrar uma forma de emagrecer de maneira saudável e com resultados reais, pode escolher também pela Dieta Low Carb, que restringe o carboidrato fazendo com que você traga outros alimentos para sua dieta mas sem passar fome.

https://www.youtube.com/watch?v=x66-r4It7TE&pp=ygUjamVqdW0gaW50ZXJtaXRlbnRlIGp1bGlhbm8gcGltZW50ZWw%3D

Camila Carvalho