Como Fazer Um Jardim Em Apartamentos Pequenos?

Morar em apartamento tem suas vantagens, mas também tem muitas desvantagens. Uma delas é a falta de liberdade e a limitação em decorá-lo da forma que quiser como fazer um jardim, por exemplo. Enquanto vemos casas bonitas com belos e amplos jardins, nos apartamentos, o máximo que vemos por aí é um pequeno vaso de flores na janela.

como fazer um jardim em apartamento pequeno

Na dúvida como fazer um jardim em apartamento pequeno? Siga nossas dicas!

E para pessoas que gostam de verde, essa situação realmente pode ser frustrante, mas como para tudo tem um jeito iremos lhe ajudar a ter ótimas ideias de como fazer um jardim em um apartamento pequeno, se esse é o seu caso, confira!

Como Fazer Um Jardim Em Apartamentos Pequenos

Ao se questionar “Como fazer um jardim para um apartamento pequeno? “ Você precisa ter em mente os seguintes requisitos abaixo:

  1. Em primeiro lugar, verifique se a sacada é aberta (ao ar livre) ou fechada;
  2. Em seguida, você precisa saber qual a orientação de seu terraço; por quanto tempo o Sol bate nele? O Sol permanece sobre ele por quais horas do dia?
  3. O terceiro passo é medir a área do seu terraço, para ter uma ideia de quantos vasos caberão no jardim.

Esses três passos são importantes para fazer um jardim em um apartamento pequeno, pois permitirão escolher a planta mais adequada à necessidade e à disponibilidade de seu espaço livre no apartamento.

como-fazer-um-jardim-na-parede

Se seu terraço pega Sol o dia inteiro, cultive hortas ou pequenas árvores frutíferas, por exemplo. Se bate pouco Sol ou nenhum, prefira folhagens e plantas com folhas longas e grandes.

E plantas grandes exigirão vasos maiores, por isso a necessidade de ter no papel o tamanho total da área disponível para seu jardim.

Atente também para o espaço que deixará para passagem e acesso às plantas, afinal, elas precisarão de cuidados diariamente.

Como Fazer Um Jardim Levando Em Conta o Vento?

Além de considerar o Sol, não podemos negar a importância do vento, existem plantas que aguentam bem os ventos fortes e também plantas de brisa.

Como Fazer Um Jardim Em Apartamentos Pequenos

As plantas rústicas, do Gênero Aglaonema são boas para locais com vento de moderado a forte. Plantas mais delicadas terão um desempenho melhor com uma brisa leve e suave, pois o vento forte poderá danificar as pétalas, a mesma coisa com um sol muito forte. Por isso essas questões deverão ser levadas em conta antes mesmo de pensar em como fazer um jardim em seu apartamento.

Como Fazer um Jardim Levando Em Conta a Terra?

Com os tipos de plantas, tamanho dos vasos definidos e tamanho do local reservado, o próximo passo é comprar a terra e as plantas.

Opte por terra escura e evite fertilizantes artificiais; dê preferência aos fertilizantes orgânicos, um exemplo deles é a torta de mamona. Também existem muitas receitas de fertilizantes que você pode fazer em casa mesmo com restos de alimentos.

E de modo algum compacte a terra. Deixe-a o mais fofa possível, para que a passagem de água seja facilitada.

Você pode comprar um mini kit de jardinagem em lojas especializadas ou em grandes mercados como Carrefour, Pão de Açucar e similares.

Há também a possibilidade de vasos personalizados, se quiser economizar, como no exemplo abaixo:

como-fazer-um-jardim-espaço

Como Escolher As Plantas Para Fazer o Meu Jardim?

Essa é a parte mais simples, basta ir até uma loja especializada de jardinagem e escolher as plantas pensando nos requisitos de seu terraço. Se algum de seus amigos tem o hábito de cuidar de jardins, eles podem lhe conseguir algumas mudas e lhe dar dicas de cuidados.

Dica de economia: Quando for regar suas plantas, use a água da chuva. Você pode armazena-la em baldes mas tome cuidado com o mosquito da dengue. Nunca deixe água parada em lugar algum!

Dica Bônus: Há prateleiras verticais por exemplo e elas são ótimas para organização do espaço. Em lojas especializadas, há muito material que pode ser utilizado. Seja criativa.

Veja algumas fotos inspiradoras:

como-fazer-um-jardim-limoeiro

como-fazer-um-jardim-suspenso

Com essas super dicas, você está pronta para montar um jardim no seu apartamento. Seguindo essas dicas e usando sua criatividade, você pode tornar seu apartamento um local mais aconchegante e com a sua cara.

E você? Tem alguma dica para compartilhar conosco? Deixe nos comentários e se gostou do conteúdo não esqueça de compartilhar!

Add Comment