5 dicas para escolher a cor ideal para seu sofá

Depois de encontrar o imóvel ideal junto à imobiliária, seja ele uma casa, um apartamento ou uma bela cobertura, a decoração é uma das etapas mais esperadas pelos novos moradores. Afinal, ela é a responsável não apenas por conferir beleza ao ambiente, mas também aconchego, conforto e qualidade de vida. O sofá, portanto, precisa seguir essa mesma linha, sendo considerado um dos móveis mais importantes de uma casa. No entanto, além de promover conforto, aconchego e bem-estar, ele também precisa estar em harmonia com o restante da decoração, além de refletir o estilo de vida dos moradores. Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com 5 dicas para escolher a cor ideal de seu sofá. Vamos lá?

cor ideal para sofa

  1. Cores complementares

O círculo cromático é uma ferramenta muito importante na decoração. Se você não conhece, de forma resumida, ele nada mais é do que uma roda de cores composta pelas três cores primárias, três secundárias e seis terciárias, dispostas de modo a formar um espectro perfeito. Por meio dele, você terá maior facilidade para combinar as cores e assim criar maior harmonia no ambiente.

Nesse sentido, utilizar o círculo cromático para escolher a cor do sofá é uma excelente pedida. Para que sua decoração tenha uma estética diferenciada, é muito interessante utilizar as cores complementares da ferramenta. Com ela em mãos, você terá um guia para combinar o sofá com toda a decoração. Além disso, misturar cores quentes e frias também é uma boa opção. Por exemplo, uma sala com tons terrosos predominantes combina muito bem com um sofá mais claro e vibrante para se destacar no ambiente.   

Leia também: Como limpar sofá de Suede

  1. Cores neutras

As cores neutras são excelentes para quem tem medo de enjoar ou de não conseguir se adaptar com uma decoração mais ousada. Nesse sentido, a grande tendência da vez são os sofás com tonalidades naturais, ou seja, que remetem à natureza e trazem calma e tranquilidade. Inclusive, aqui o cinza fica mais de lado para dar lugar aos tons beges e terrosos. 

Portanto, se quiser um sofá neutro, é indicado ousar um pouco mais no restante da decoração, incluindo almofadas de formatos variados e com estampas. Além disso, ainda é possível escolher uma cor de destaque para almofadas, tapetes ou objetos decorativos que fazem parte do cômodo.

Vale destacar também que, se você não conseguir se decidir pela cor ideal de seu sofá, as poltronas podem ser um passo intermediário. Afinal, por serem menores e mais discretas, poltronas e pufes permitem cores mais vivas, mas sem chamar tanta atenção. Dessa forma, você garante um charme diferenciado e pode começar a treinar o olhar para móveis coloridos. 

  1. Considere o conceito do cômodo

Não podemos deixar de lembrar ainda que para escolher a cor ideal de seu sofá, você deve entender o conceito do ambiente em que ele será colocado. Por exemplo, cores mais ousadas e alegres, como vermelho, amarelo e laranja, são ideais para áreas sociais e descontraídas. Por outro lado, tons pasteis promovem relaxamento e são excelentes para espaços mais íntimos, como sala de TV, quarto, etc. 

Além disso, se você deseja um estilo clássico de decoração, sofás coloridos e modernos podem não ser a melhor pedida. Da mesma forma, sofás minimalistas e pouco confortáveis não terão adesão em ambientes rústicos. Portanto, verifique todos os detalhes e, se possível, tenha a ajuda de profissionais, como o arquiteto ou designer de interiores. 

  1. Sofá colorido

Sofás coloridos são perfeitos para quem quer sensação de animação e descontração. Algumas das principais tendências, quando falamos de cores, são os tons de beterraba, marsala e verde. Inclusive, esse último é um dos preferidos atualmente, visto que é extremamente versátil e fácil de combinar. Além disso, ele ainda ajuda a lembrar dos elementos da natureza e, segundo a psicologia das cores, pode acalmar e aliviar o estresse no ambiente. 

Outra cor muito utilizada é o laranja, principalmente em tons terrosos. Isso porque, essas variações trazem aconchego ao espaço e vêm sendo cada vez mais procuradas para renovar a decoração, justamente por criar conexão com a natureza e promover sensação de calmaria. 

Para aqueles que desejam um sofá vibrante, a principal dica é buscar equilíbrio com almofadas lisas de cores complementares e análogas às do sofá. Por exemplo, um sofá verde, pode se dar muito bem com almofadas terracota, criando aconchego e sofisticação. 

  1. Capa para sofá

Por fim, uma última dica para quem está em dúvida, vale lembrar que se um dia você estiver enjoado de seu sofá, seja ele colorido ou neutro, é possível fazer uma capa e poder alterar a cor sempre que desejar. 

Então, com as dicas do post de hoje temos certeza que a escolha da cor de seu sofá será muito mais fácil. Mas, lembre-se de que é fundamental priorizar a harmonia de todo o ambiente para garantir um resultado esteticamente agradável, harmonioso e sofisticado. 

Add Comment