Como Fazer Café | Medidas para Fazer Café Perfeito

Uma das coisas essenciais na manhã de todo brasileiro é o tradicional cafezinho, não é verdade? O café dá aquele empurrão que todo mundo precisa para iniciar o dia de bem com a vida, cheio de energia e pronto para a batalha.

Chega a ser quase que uma obrigação todo mundo aprender a fazer café, afinal algum dia na vida você terá que fazer o seu próprio cafezinho da manhã. E é exatamente isso que iremos lhe ensinar hoje, como fazer café para revigorar o seu dia. Quer aprender? Então confira!

Como Fazer Café No Coador e Na Cafeteira?

A escolha é uma questão de preferência, muitos dizem que o coador dá um sabor diferente ao café, o deixa mais saboroso e com cara de café da vovó. Por outro lado, a cafeteira tem sua praticidade como principal fator de preferência de muitas outras pessoas. Então se você quer aprender a fazer café, será melhor que anote as dicas de como fazer café desses dois diferentes modos, e aí então estará preparado para agradar a todos!

Como Fazer Café No Coador

Como Fazer Café No Coador

Como Fazer Café No Coador 

Antes de mais nada, você deverá escolher coador de pano ou o coador de papel descartável. E agora sabe aquele assunto que coador de pano deixa o café mais saboroso? Será que é verdade?

É verdade sim, pois o coador de papel absorve os óleos essenciais do café, fazendo com que ele perca boa parte de seu cheiro e sabor, faça o teste para você ver a diferença.

1° Passo de Como Fazer Café No Coador: A primeira regra é não colocar açúcar na água para ferver, apesar da maioria da população fazer assim, isso não é correto, pois altera o sabor do café e após algumas horas pode deixá-lo amargo.

2° Passo: Não deixe a água ferver demais, quando começar a entrar em fervura você já deve desligar o fogo, quanto à alta fervura da água em contato com o pó de café também é capaz de alterar significativamente o sabor e aroma.

3° Passo: A medida do café é uma medida universal, praticamente todas as marcas de café utilizam da mesma medida que é 4 a 5 colheres (sopa) cheias para cada 1 litro de água.

4° Passo: Vá “regando” o pó de café aos poucos e não jogue muita água de uma só vez. Não ajude com a colher para fazer café mais rápido, quanto mais demorado for a extração do sabor, mais saboroso o café ficará. Os coadores de papel passam o café muito mais rápido, por isso perder muito sabor e aroma. Portanto, tenha paciência com o coador de pano.

Como Fazer Café na Cafeteira

Como Fazer Café na Cafeteira

Como Fazer Café na Cafeteira 

Se você quer saber como fazer café na cafeteira, saiba que não tem segredo nenhum, exatamente por isso que ela é preferida pela praticidade e rapidez.

As instruções normalmente vêm escritas na própria caixa da cafeteira como a capacidade máxima de líquido, o tamanho ideal do coador de papel descartável e a potência máxima da temperatura.

1° Passo de Como Fazer Café na Cafeteira: Primeiramente você deve colocar água suficiente e a quantidade recomendada no reservatório que irá ferver a água.

2° Passo: Coloque o filtro de papel, com o tamanho ideal, e coloque a medida de pó de café para a quantidade de água, a mesma base que ensinamos para o coador de pano.

3° Passo: Agora é só apertar o botão de ligar que a cafeteira fará todo o trabalho duro para você, muito prático, não é mesmo?

Agora, você deve lembrar de uma coisa. O café tem validade, isso mesmo, após 1 hora ele começa a oxidar e ficar amargo na garrafa, mesmo estando sem açúcar. Assim, o ideal mesmo é sempre coar um café novo na parte da tarde.

Então agora que já aprendeu como fazer café delicioso e fresquinho, é hora de chamar as visitas e testar o que aprendeu. Se gostou das nossas dicas, deixe um comentário abaixo e não esqueça de compartilhar!

Vídeo de como fazer café no filtro de papel

Confira abaixo o vídeo que separamos para você aprender a fazer um café perfeito com filtro de papel com as dicas da Vivi Fonseca, COFFE Master da StarBucks Brasil:

7 Comments

  1. Conceiçao Bentes
  2. Amélia
    • Gabriela
  3. Milena Lopes
    • Carla sabino
  4. Rick

Add Comment