Dicas para cuidar de cabelos crespos

Cuidar de cabelos crespos pode ser trabalhoso, mas o resultado de um cabelo hidratado e com vida é incrível. Como já conversamos aqui no Toda Beleza, existem algumas receitinhas ideais para hidratar o cabelo crespo. Os melhores cortes para cabelos crespos também já foram comentados por aqui.

Dicas para cuidar de cabelos crespos

Agora chegou a vez de aprender dicas valiosas de cuidado os fios.

Evite secar o cabelo com toalha de banho

O atrito do tecido da toalha com as madeixas pode acabar quebrando os fios ou, ainda que não tão grave, causar frizz nos cabelos. Substituir a toalha de banho é uma dica valiosa para cuidar de cabelos crespos

dicas para cuidar de cabelos crespos

Tirar o excesso de água com a toalha pode ser um erro comum que danifica os cabelos

A dica é muito simples. Usar uma camiseta velha, de tecido 100% algodão, vai mudar a saúde e a aparência dos seus fios. Isso acontece porque o tecido de algodão absorve muito mais a água, além de ser muito mais gentil do que o tecido áspero das toalhas de banho comuns.

Não enrole o cabelo na toalha de banho/camiseta

cuidar de cabelos crespos

A curvatura dos cachos fica ainda mais definida se eles não forem torcidos na toalha

Mesmo que o tecido de algodão seja delicado e ideal para tirar o excesso de água dos fios, não é recomendado torcer os fios em nenhum tipo de tecido. Ao torcê-los, o atrito entre os próprios fios pode causar a quebra dos mesmos.

O ideal é pressionar o tecido nas madeixas, com leves movimentos de pinça, até que o excesso de água saia completamente.

Use produtos específicos para cabelos crespos

Cada tipo de cabelo exige um cuidado diferente. Portanto, para cuidar de cabelos crespos é necessário utilizar produtos próprios para ele.

Por causa da curvatura dos cachos, a oleosidade da raiz tem mais dificuldade de se distribuir pelos fios. Por isso, é importante que o shampoo utilizado seja hidratante. Geralmente, os produtos com ingredientes hidratantes são cremosos e de cor branca. Enquanto isso, os shampoos transparentes são ricos em agentes limpantes. Esse tipo de produto só deve ser utilizado para cuidar de cabelos crespos muito oleosos ou por indicação de um dermatologista, pois podem facilmente ressecar os fios.

Shampoo No e Low-poo

Muito conhecidas pelas cacheadas, as técnicas de no e low-poo são ótimas também para mulheres de cabelos crespos.

A técnica de Low-Poo consiste basicamente em utilizar pouca quantidade de sulfato e agentes limpantes agressivos nos fios. Existem várias marcas no mercado que disponibilizam opções de produtos acessíveis para quem deseja aderir a técnica mas não pretende gastar muito com isso.

Já o No-Poo, que significa em tradução literal “sem espuma”, consiste em lavar os cabelos com produtos totalmente sem sulfato e agentes de limpeza agressivos. Os produtos liberados para essa técnica são, em geral, condicionadores e com ingredientes naturalmente limpantes. Mas atenção: não é qualquer condicionador que pode ser passado no couro cabeludo, pois, além de pesar os fios pode causar queda.

cuidar de cabelos crespos

O clássico Yamasterol é uma ótima opção de produto No-Poo

A técnica No-Poo também já dispõe de vários produtos acessíveis no mercado, sendo um dos principais o creme multifuncional Yamasterol, o famoso amarelinho da marca Yamá.

Com alguns cuidados a mais na rotina, é possível ter um cabelo ainda mais lindo e radiante todos os dias!

Add Comment