Quando iniciar drenagem linfática pós-abdominoplastia?
Sem sombra de dúvidas, o pós-operatório é uma fase muito importante para uma cirurgia plástica, afinal de contas, é imprescindível que as recomendações médicas sejam devidamente seguidas para que os resultados sejam os mais positivos possíveis.
Algumas cirurgias, como abdominoplastia, requerem cuidados ainda mais especiais e, dentre esses cuidados, está a drenagem linfática, responsável por reduzir o inchaço o qual pode surgir nesse período pós-operatório.
Quer saber mais sobre esse assunto? Então, continue a leitura deste artigo e saiba tudo o que você precisa saber sobre a drenagem linfática com a abdominoplastia!
☰ CONTEÚDO
O que é a drenagem linfática?
A drenagem linfática é um tipo de massagem que possui como objetivo a eliminação do excesso de líquidos e toxinas do organismo por intermédio de movimentos que estimulam o sistema linfático.
Com isso, há a melhora no que diz respeito à circulação sanguínea e, por conseguinte, há a contribuição para a melhor sensação de conforto após procedimentos cirúrgicos como, por exemplo, a lipoaspiração e a abdominoplastia.
Nesse sentido, é possível afirmar que a drenagem linfática após a abdominoplastia ajuda não somente no quesito da recuperação, como, também, no resultado final dessa cirurgia.
Contudo, para fazer esse tipo de procedimento de forma segura e eficaz, o ideal é buscar uma clínica qualificada.
Por isso, por exemplo, se você procurar uma massagista no rio de janeiro, certifique-se que se trata de pessoas qualificadas.
Além disso, se possível, procure depoimentos de outros pacientes.
Quando iniciar drenagem linfática pós-abdominoplastia?
A drenagem linfática após a abdominoplastia é extremamente importante, trazendo diversas vantagens.
Entre essas vantagens, podem-se destacar as seguintes:
- Ajuda a reduzir o desconforto pós-operatório, aliviando dores e ajudando na recuperação;
- Auxilia na redução do edema (inchaço);
- Melhora a circulação;
- Ajuda na redução da retenção de líquido;
- Reduz as chances de fibroses e aumenta a hidratação e nutrição celular;
- Ajuda a reduzir a tensão na cicatriz devido a diminuição do edema e faz com que a recuperação do paciente seja mais rápida e tranquila.
Quantas sessões devo fazer de drenagem linfática após abdominoplastia?
Não é novidade para ninguém que cada pessoa possui a sua particularidade e que cada corpo responde de uma forma diferente.
Sendo assim, a quantidade de sessões, certamente, vai variar conforme o metabolismo e a evolução individual de cada paciente.
No entanto, de modo geral, são realizadas entre 15 e 20 sessões, sendo que, na primeira semana, as sessões devem ser feitas, de preferência, todos os dias, levando em consideração que o inchaço na região é mais acentuado neste período.
Depois desse período, ou seja, a partir da segunda semana pós-cirurgia, o recomendado é intercalar.
Drenagem no pós-operatório de Abdominoplastia dói?
Segundo relatos de pessoas que já passaram por essa experiência, a drenagem no pós-operatório de Abdominoplastia tende a ser bem dolorida.
No entanto, ainda assim, ela é importante para os resultados, pois ela ajuda, de forma significativa, na redução da dor na região operada, de acordo com publicação do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
A drenagem pós-abdominoplastia é realizada de forma manual, por meio de movimentos suaves e sem muita pressão. Quando a paciente se sente muito incomodada, a fisioterapeuta, muitas vezes, vai adequando a massagem de acordo com o nível de tolerância à dor, deixando-a mais confortável sempre que possível.
É importante que você escolha um bom profissional também, para garantir que tudo saia conforme esperado.
Conclusão
Agora que você está por dentro de tudo sobre a drenagem linfática e a importância dela pós-cirurgia de Abdominoplastia, está na hora de procurar um profissional massoterapeuta, caso você tenha em mente passar por esse procedimento cirúrgico.
Lembre-se de que para ter eficácia na drenagem linfática manual no pós-operatório de Abdominoplastia é muito importante que você siga corretamente as orientações do seu cirurgião plástico.