Como Manter a Casa Organizada Com Dicas Simples

Saber como manter a casa organizada não é fácil. Ainda mais se a sua casa for grande! Parece que as tarefas nunca terminam, além de parecer que elas aumentam a cada dia. Pois é, nós sabemos exatamente o que você tem passado.

Mas, fique tranquilo! Pois temos uma ótima notícia para você: com algumas dicas simples, você conseguirá manter a sua casa organizada a semana toda. Duvida? Então acompanhe o nosso artigo de hoje e descubra como acabar com aquela bagunça inconveniente que vai crescendo ao longo da semana. Veja a seguir:

 

como manter a casa organizada

 

Como manter a casa organizada?

Como manter a casa organizada? Como acabar com aquela bagunça que vai crescendo no decorrer da semana? É bem mais simples do que parece! Veja:

A primeira organização é importante

Antes de qualquer coisa, você precisa ter em mente que será necessária uma organização “inicial”. Ou seja, aquela faxina poderosa capaz de retirar todos os entulhos e sujeiras de todos os cantos de nossa casa. Podemos dizer que é a maior faxina que você já deve ter feito em sua vida.

Desse modo, você precisará seguir o esquema abaixo, para não se perder no meio da confusão:

  1. Primeiro, limpe todas as gavetas da sua casa. Retire tudo que não é utilizado e guarde de forma organizada o que sobrou (aqui ensinamos como organizar gavetas).
  2. Arrume e limpe todos os armários da sua casa. Um por um! Ou seja, não invente de abrir todos eles e tirar tudo de dentro, ok? Se não o problema da bagunça só irá aumentar e certamente você irá desistir no meio do caminho.
  3. Feita a faxina dentro de armário e gavetas, limpe todo o forro e as paredes da sua casa. Isso inclui tirar relógios e quadros para limpar atrás.
  4. Limpe todos os estofados e colchões, profundamente, e se possível coloque-os no sol.
  5. Lave todos os seus tapetes. Deixe apenas alguns, em pontos estratégicos para decorar. Ou seja, não invente de colocar tapete em excesso, ok?
  6. Limpe o seu chão: varrendo – passando pano úmido com desinfetante – passando pano seco – finalizando com uma boa cera.
  7. Lave toda a sua roupa, estenda, passe e guarde.

Pronto! A maior parte da bagunça já saiu com todos os entulhos que você descartou. Agora vamos aprender a manter a organização regular?

Mantenha gavetas e armários organizados!

Agora que você já organizou o “grosso”, é hora de manter essa excelente organização. Portanto, invista em gavetas com divisórias, e nunca guarde produtos que você duvida que irá usar. Tenha em suas gavetas aquilo que é importante, como documentos; aquilo que é essencial, como roupa, carregador, na cozinha os alimentos e no banheiro os produtos de higiene; aquilo que é passatempo, revistas, agendas, diários, etc. Tudo que foge desta linha, não precisa ser guardado!

Usou – Guardou!

O segundo passo é seguir a regra do usou, guardou! Ou seja, evite de deixar objetos espalhados pela casa. Se terminou de usar, simplesmente guarde no lugar adequado. Assim você evita dores de cabeça no futuro.

Não entulhe – nunca!

Nunca guarde o que você não vai usar! Já falamos isso nos tópicos anteriores, mas é sempre importante frisar. Guarde o que lhe é útil! Guardar alguma coisa apenas por apego, pode se tornar um problemão no futuro: quando você já guardou muitas coisas por muitos apegos.

Higienização e organização básica

Você já compreendeu a dinâmica de uma limpeza eficiente e do quanto a organização de pequenas coisas contam no seu dia a dia. Portanto, vamos além! Vamos pensar nas atividades que podem ser feitas todos os dias para melhorar a sua organização como um todo. Veja:

Guarde o que está espalhado antes de dormir

Você ou alguém na sua casa não cumpriu com a regra do usou, guardou? Então a hora de cumprir é antes de dormir. Nunca vá deitar sem ter guardado tudo no seu devido lugar, afinal, acordar com a casa bagunçada pode ser bem frustrante.

Lavar a louça logo depois de usá-la

Deixar para lavar a louça mais tarde também é um erro fatal. Isso porque a procrastinação faz com que deixemos acumular muito mais que o esperado, e desse modo acabamos deixando a casa uma verdadeira bagunça. Portanto, usou a louça? Lavou, secou e guardou!

 

 

Varrer a casa todos os dias

O chão da casa é um dos pontos que mais merece atenção. Afinal, andamos para lá e para cá todos os dias, espalhando fios de cabelo, pó, fios de roupa, etc. Portanto, uma varrida suave todos os dias é essencial para garantir a organização e limpeza.

Tirar o lixo todos os dias

Por fim, o lixo! Não há nada pior do que olhar para uma lixeira e notar que a mesma está transbordando. Portanto, não meça esforços na hora de manter o lixinho sempre vazio, ok? A sua casa agradece!

 

Seguindo essas dicas, certamente você terá uma casa sempre organizada e limpinha. Aposte!

Add Comment