Como Organizar Gavetas de Forma Simples

Aprender a como organizar gavetas é muito mais simples do que parece. Você apenas precisará seguir algumas dicas importantes a fim de garantir uma organização eficaz e duradoura. E, pensando nisso, montamos o nosso artigo de hoje.

Nele vamos lhe ensinar alguns truques simples e importantes para manter aquela “gaveta da bagunça” sempre organizada. Acompanhe a seguir as informações e garanta uma casa sempre arrumada e com tudo em dia.

 

 

Como organizar gavetas de forma simples

Abaixo lhe ensinaremos a como organizar gavetas de uma forma simples que garantirá a arrumação por muito mais tempo.

Faça uma avaliação geral

O primeiro passo para garantir a organização de qualquer armário e gaveta da sua casa, é fazendo uma avaliação geral. Para isso, retire todos os itens da sua gaveta (faça esse procedimento uma a uma, caso contrário, a arrumação poderá se transformar em uma bagunça sem fim!). Em seguida, avalie a real necessidade de cada objeto da sua gaveta.

O que não for mais utilizado, você poderá doar, ou então, simplesmente descartar no lixo, evitando acúmulos desnecessários. Essa tarefa pode ser um pouco difícil para quem costuma se apegar demais as suas coisas. Se este for o seu caso, comece eliminando um item por gaveta, como regra. Depois, em outras arrumações, estipule dois itens. E assim sucessivamente, até conseguir descartar tudo que não é mais utilizado.

Organize de acordo com a utilidade e tamanho

Agora que você já deu uma “geral” na sua gaveta, eliminando tudo que não é útil, é hora de organizar por ordem de utilidade. Ou seja, você precisa ter em mente que os itens que você mais utiliza precisam ser de acesso rápido e simples para você.

Além disso, os objetos precisam ser organizados de acordo com o tamanho. O primeiro passo é separar os itens mais utilizados. Seguidamente, separe-os de acordo com o tamanho (os mais utilizados e os menos utilizados).

Feito isso, guarde no fundo da gaveta os itens menos utilizados e que são maiores. Em seguida, guarde os itens menos utilizados menores, se possível, “em cima” dos itens maiores. Em seguida, guarde os itens mais utilizados maiores, e os menores por cima.

Essa combinação proporciona uma visão geral muito melhor do que se você simplesmente guardar os itens sem critério de tamanho. E ainda: ordem de tamanho proporciona um ar de maior organização.

Use divisórias

Se a sua gaveta está repleta de objetos muito pequenos, não tem jeito: a melhor solução sempre será utilizar divisórias. Assim você poderá utilizar até mesmo pequenas caixas, a fim de garantir que os itens permaneçam separados de acordo com a utilidade.

Além disso, o mercado conta com infinitas possibilidades de separadores e divisórias de gavetas, para as mais diversas finalidades.

Tirou, usou, guardou!

Por fim, um dos fatores mais importantes quando se pensa em como organizar gavetas: o famoso “tirou, usou, guardou”. Pois sabemos que nós, seres humanos, temos um pouco de preguiça para manter tudo em dia, e deixamos muita coisa acumular. Logo, vamos retirando itens das gavetas e deixando-o por aí, ou até guardamos, mas de “qualquer jeito”.

Portanto, siga a regra a risca: tirou, usou e guardou exatamente no local que é para guardar! Assim, quando você for arrumar a sua casa novamente, o seu serviço será muito mais reduzido.

 

 

Reorganização a cada seis meses

Lembre-se que a organização da sua casa sempre será reflexo de como está a sua vida! E ainda: não existe nada mais aconchegante do que uma casa limpa e organizada, não é mesmo? Aposte nestas dicas e usufrua de um ambiente muito mais bem cuidado, organizado e, de quebra, acolhedor e aconchegante.

Add Comment