Umectação: O Que é e Como Fazer em Casa

Saber como fazer umectação é muito importante para garantir a vitalidade, a força e a nutrição dos fios. Porém, você sabe o que é este procedimento? Ou então, gostaria de saber como fazê-lo em casa, de uma forma simples e fácil? Então você precisa seguir em nosso artigo!

Pois pode parecer algo muito novo para você, porém, o uso de óleos vegetais nos cabelos é de longa data, desde os tempos das avós. E, além disso, ele é muito importante, principalmente no que se trata de cabelos quimicamente tratados.

Quer conhecer um pouco mais sobre este tipo de tratamento capilar? Então acompanhe o nosso artigo e conheça tudo sobre umectação capilar:

 

como hidratar a pele no inverno

Photo: Jonas Svidras @ STEP.CAMERA

 

O que é umectação?

A umectação nada mais é do que a reposição de nutrientes nos fios. Isso faz com que os cabelos fiquem mais alinhados, macios, com menos frizz e com um crescimento mais acelerado.

A umectação é feita, no entanto, a partir do uso de óleos vegetais, como de oliva e óleo de coco. Sendo eles responsáveis por repor todos os nutrientes que os fios perdem no dia a dia.

É por isso que este tratamento é utilizado no mesmo dia em que deveria ser feita a sua nutrição capilar, de acordo com o cronograma. Agora que você já sabe o que é, aprenda a seguir a como fazer:

Como fazer umectação em casa

Para fazer umectação em casa é bem simples. Porém, você precisa ter em mente que necessitará de algumas horas no seu dia para dedicar aos seus cabelos. Não, isso não significa que você ficará horas mexendo nos fios… Acontece que, para ter um bom efeito, o produto precisa ficar agindo por, pelo menos, 4 horas nos cabelos.

Ou seja, você precisará utilizar uma tarde em casa para fazer a umectação (aproveita o dia da faxina, ou o dia de estudos, por exemplo), ou então, você poderá aplicar o óleo nos cabelos e ir dormir. Porém, nesta segunda opção você precisará envolver os fios em uma toalha, cuidadosamente, a fim de evitar que toda a sua cama fique embebida em óleo. Visto isso, vamos ao passo a passo do tratamento caseiro:

Passo a passo da umectação caseira

Você não precisa, necessariamente, estar com os cabelos limpos para aplicar o óleo vegetal nos fios. Ou seja, não há necessidade de lavar os cabelos antes de aplicar o produto. Afinal, aplicar óleo nos fios molhados poderia ser ainda mais dificultoso, tornando tudo uma verdade “meleca”. Visto isso, vamos ao passo a passo:

  1. Penteie bem o seu cabelo, para evitar que os nós atrapalhem a aplicação;
  2. Em seguida, reparta o seu cabelo em quatro ou seis grandes mechas, dependendo da quantidade e grossura dos seus fios;
  3. Feito isso, cada uma das grandes mechas deverá ser partida e mais seis mechas pequenas (reparta quando terminar de aplicar em uma mecha grande. Por exemplo: separe as quatro grandes mechas, e uma delas reparta em seis. Siga com a aplicação e, só depois disso, reparta a segunda mecha grande em seis e assim por diante);
  4. Aplique o óleo vegetal em cada mecha, mais ou menos uma colher de sobremesa para cada mecha pequena;
  5. Massageie, de cima para baixo, até a mecha ficar bem “ensopada”;
  6. Faça isso em todo o cabelo;
  7. Finalize aplicando duas colheres de óleo vegetal na raiz, massageando bem. Isso eliminará a caspa e potencializará o crescimento dos fios – além de regular e equilibrar a oleosidade do couro cabeludo;
  8. Deixe agir por, pelo menos, quatro horas;
  9. Lave o cabelo com shampoo 2 vezes, até remover o óleo;
  10. Finalize como desejar!

 

umectação

 

Pronto! Com esse passo a passo simples você já poderá fazer a sua umectação caseira de forma eficiente e rápida. Lembre-se de investir neste procedimento pelo menos de 15 em 15 dias, ou intercale nos dias de nutrição no seu cronograma capilar.

Add Comment