Alimentos Transgênicos: Conheça os Benefícios e Malefícios
Alimentos transgênicos parece o futuro. Mas, até que ponto eles fazem bem à saúde? Os transgênicos são resultado da modificação genética realizada a partir de procedimentos científicos e mecanismos laboratoriais que tem como objetivo o maior rendimento no cultivo agrícola por meio de melhorias genético.
☰ CONTEÚDO
Alimentos Transgênicos: Conheça os Benefícios e Malefícios
Os aprimoramentos são feitos nos genes da espécie, agregando a ela alguma característica que o produtor desejar para fortalecer a espécie. Algumas pessoas ainda tem receio com relação a produção de transgênicos.
Acredita-se que a grande questão dos transgênicos fica por conta de questões socioambientais e da saúde das pessoas que levam à mesa esses alimentos.
Esse é um campo que está em desenvolvimento, por isso as pesquisas estão em andamento ainda. Mas, as primeiras pesquisas apontaram para alguns prós e contras relacionados a esse processo:
Prós dos alimentos transgênicos
- A produção dos alimentos modificados geneticamente tem um custo baixo de larga escala.
- Graças ao custo baixo dos alimentos desse perfil a população ter acesso a uma gama maior de produtos. Isso porque o transgênico pode ter novas características para ser produzido em determinados locais consegue que naturalmente não seria possível.
- O alimento transgênico ajuda na vida do agricultor, que quando adquire uma semente transgênica, possui menos gastos com pesticidas e outros componentes químicos usado para defender a sua roça.
Contras dos alimentos transgênicos
- Existem modificação no meio ambiente e alterações que possibilitam que mudanças realizadas sejam irreversíveis. Um bom exemplo é a aplicação de agrotóxicos, que entram na terra e por meio da chuva que atinge os lençóis freáticos e rios.
- Ainda não sabemos de fato o quanto os alimentos transgênicos podem impactar na nossa saúde. Mas, alguns profissionais na área da saúde não recomendam o consumo desse tipo de alimento.
- Os transgênicos, como já explicamos, são feitos por meio de cruzamentos que não aconteceriam de maneira natural, no ambiente e gerando o modelo agrícola para um caminho insustentável.