Alimentos Transgênicos: Conheça os Benefícios e Malefícios

Alimentos transgênicos parece o futuro. Mas, até que ponto eles fazem bem à saúde? Os transgênicos são resultado da modificação genética realizada a partir de procedimentos científicos e mecanismos laboratoriais que tem como objetivo o maior rendimento no cultivo agrícola por meio de melhorias genético.

Alimentos Transgênicos: Conheça os Benefícios e Malefícios – Esses produtos ainda são desconhecidos, mas prometem ajudar a aumentar a produtividade agrícola sem precisar de um espaço maior de cultivo. O problema é que alterar a genética do produto pode corresponder alterar a qualidade do alimento. Mais pesquisas será feitas e algumas estão em pleno vapor, mas o que sabemos até o momento é que é necessário esperar um pouco mais antes de sair investindo nesses tipos de alimentação (Foto: Divulgação)

Alimentos Transgênicos: Conheça os Benefícios e Malefícios

Os aprimoramentos são feitos nos genes da espécie, agregando a ela alguma característica que o produtor desejar para fortalecer a espécie. Algumas pessoas ainda tem receio com relação a produção de transgênicos.

Acredita-se que a grande questão dos transgênicos fica por conta de questões socioambientais e da saúde das pessoas que levam à mesa esses alimentos.

Esse é um campo que está em desenvolvimento, por isso as pesquisas estão em andamento ainda. Mas, as primeiras pesquisas apontaram para alguns prós e contras relacionados a esse processo:

Os alimentos com o perfil transgênico acabam sendo os que tem mais diferenciais de desenvolvimento. O alimento modificado pode ter problemas a longo prazo, mas vale dar uma chance para o desconhecido, pois pode ser uma solução plausível para que as pessoas tenham um momento de boa alimentação (Foto: Divulgação)

Prós dos alimentos transgênicos

  • A produção dos alimentos modificados geneticamente tem um custo baixo de larga escala.
  • Graças ao custo baixo dos alimentos desse perfil a população ter acesso a uma gama maior de produtos. Isso porque o transgênico pode ter novas características para ser produzido em determinados locais consegue que naturalmente não seria possível.
  • O alimento transgênico ajuda na vida do agricultor, que quando adquire uma semente transgênica, possui menos gastos com pesticidas e outros componentes químicos usado para defender a sua roça.

Os alimentos transgênicos são desconhecidos do grande público, mas eles podem ajudar a pessoa a ter melhores desempenhos com relação a alimentação. Os transgênicos podem ser o futuro, mas ainda tem muito o que descobrir sobre eles antes e investir e criticar mais nessa ideia do futuro (Foto: Divulgação)

Contras dos alimentos transgênicos

  • Existem modificação no meio ambiente e alterações que possibilitam que mudanças realizadas sejam irreversíveis. Um bom exemplo é a aplicação de agrotóxicos, que entram na terra e por meio da chuva que atinge os lençóis freáticos e rios.
  • Ainda não sabemos de fato o quanto os alimentos transgênicos podem impactar na nossa saúde. Mas, alguns profissionais na área da saúde não recomendam o consumo desse tipo de alimento.
  • Os transgênicos, como já explicamos, são feitos por meio de cruzamentos que não aconteceriam de maneira natural, no ambiente e gerando o modelo agrícola para um caminho insustentável.

 

Add Comment