Bolinhas Vermelhas pelo Corpo: O que pode ser?

As bolinhas no corpo afetam adultos e crianças e podem apresentar vermelhidão no local e também coçar. As bolinhas podem não representar nenhuma doença grave para sua saúde, mas o incômodo pode sim ser grande. As causas dessas bolinhas podem ser tanto espinhas, foliculite ou até mesmo alguma alergia na pele. Em alguns casos pode apresentar caroços vermelhos na pele que não coçam, é bom ficar atento aos sintomas para tratar da maneira correta.

Problemas relacionados a pele devem ser tratados por um dermatologista que poderá exames específicos para os problemas apresentados na sua pele. No caso das crianças, um clinico pediatra fará uma avaliação precisa para pedir os exames médicos.

bolinhas vermelha pelo corpo

Fique atento às bolinhas vermelha pelo corpo

Bolinhas Vermelhas pelo Corpo

Uma das maiores causas das bolinhas vermelhas e manchas avermelhadas, no geral, pelo corpo, é a dengue. Sim! Esta doença pode vir caracterizada pelas manchas. E, normalmente, o seu estágio está um pouco avançado, quando notamos os sinais na pele.

Portanto, se você teve náuseas, vômitos e as manchinhas coçam, é muito importante que você procure uma opinião médica. E se ainda assim não houver nenhum diagnóstico plausível no primeiro momento, não hesite em contatar outro profissional. Uma vez que a dengue pode vir de modo silencioso e de difícil constatação.

bolinhas vermelhas pelo corpo

bolinhas vermelhas pelo corpo na parte das costas.

Principais Causas de Bolinhas Vermelhas no Corpo

1) Queratose Pilar

As bolinhas que surgem a partir desse problema aparecem geralmente na parte do bumbum ou na lateral e atrás do braço por conta do excesso de queratina da pele. Essa é uma doença genética sem cura. Para esse tipo de problema é indicado que o local fique sempre fresquinho e com ventilação. Também deve-se usar hidratante corporal a base de ureia, ácido glicólico o ácido salicílico que controlam a produção das células mortas. No verão é mais comum o aparecimento dessas bolinhas devido ao suor no local.

2) Alergia a glúten

O glúten é a substância responsável que deixa o pão macio, por exemplo. As farinhas brancas tem o glúten naturalmente e esse processo é ativado. Quando a pessoa tem alergia ao glúten ele acaba desencadeando problemas de pele. Nem sempre você vai ter coceira quando essa alergia aparecer, por isso é preciso ficar atento.

Alergia é coisa séria e a pessoa que tem esse problema pode ter algo mais grave, como por exemplo a garganta fechada. Quando essa reação alérgica começar depois de comer algo com glúten não espere o pior acontecer apenas procure um médico mais perto de você para evitar que mal evolua.

3) Catapora

Sinais vermelhos na pele podem ser catapora. O sinal começa discreto, com bolinhas vermelhas pequenas. Mas, vai crescendo a quantidade de manchas, até a coceira surgir. Febre também faz parte do pacote. O catapora é contagiosa e quem não tomou vacina pode ter a doença. Quem sempre se cuidou e vacinou não tem chances de pegar a doença. O reforço da vacina é necessário para evitar esse mal.

4) Intolerância a proteína animal

Está cada vez mais comum a intolerância ao leite. Nesse caso a pessoa não tem somente uma diarreia, mas também pode ter erupções e manchas vermelhas na pele. O que acontece é eu a mudança na pele geralmente é a primeira etapa do problema e as pessoas não dão muita atenção.

Mas com o tempo, quando não param de consumir o alimento que gera o mal o problema se agrava.

5) Alergia de contato

Algumas pessoas são sensíveis ao contato da pele com materiais. Ainda mais se o material for sintético, a alergia do contato gera problemas graves à saúde. Esse mal é complicado porque pode também evoluir para algo mais grave.

A alergia de contato geralmente gera coceira. Fique atento pois pode ser coisas simples, como a etiqueta de roupas, tecidos e até objetos. A alergia pode ser amenizada com o antialérgico.

Se depois de alguns dias medicado se as bolinhas vermelhas não desaparecerem simplesmente vá a um médico. Exames serão feitos com os grupos que mais comumente geram alergia. Geralmente algo será apontado. Se nada for identificado isso ser algo mais sério, como um câncer em alguma parte do corpo.

6) Foliculite

Pelos encravados também costumam apresentar as bolinhas pelo corpo. Nos braços, virilha, pernas e axilas podem apresentar maior incidência da foliculite devido ao uso de lâminas ou devido uso de roupas apertadas que roçam na pele, o que atrapalha no crescimento de pelos.

Procure um Médico

Seja qual for o problema que cause as bolinhas em seu corpo a análise clínica e orientação médica é sempre imprescindível, procure seu médico de confiança ou vá a um posto de saúde mais próximo. É muito importante que, em todos os casos, você procure uma opinião médica. Assim você garante que a sua saúde estará sempre em primeiro lugar, evitando agravamentos e problemas maiores. Cuide-se!

Veja abaixo vídeo do Dr. Lucas Fustinoni explicando mais sobre as bolinhas vermelhas pelo corpo:

16 Comments

  1. Ilza
    • Camila
      • Júlia
    • Bruno Gomes de lima
      • Jessica Monteiro de Farias de Oliveira
    • janaisy
    • Tiara Mascarenhas Oliveira
  2. ana Carolina santos de Oliveira
  3. Priscila barroso
  4. Natasha
  5. Samila
  6. Ayane
  7. Simas
  8. Tatiane dos Santos Barbosa
  9. Kamila
  10. Manuelly Peixe de Carvalho

Add Comment