Bruxismo: Causas, Sintomas e Tratamento

Se você está neste artigo buscando informações sobre o bruxismo, causas, sintomas e tratamento, está no lugar certo. No artigo de hoje, você vai aprender um pouco mais sobre esse problema que afeta muitas pessoas.

Antes de qualquer coisa, precisamos entender o que é o bruxismo. Bruxismo nada mais é do que, de maneira simples, o ranger dos dentes durante o sono. Sim, quando você está dormindo, este problema pode ocorrer devido a diversas situações.

Dentre diversos motivos apontados por especialistas, um dos principais está ligado ao estresse, ansiedade ou raiva. Sim, pode ser um fator muito mais psicológico do que propriamente alguma disfunção das gengiva ou boca. Para saber mais sobre o problema, acompanhe o artigo.

 

bruxismo

 

Causas do bruxismo

Antes de mais nada, você precisa entender que este não é um artigo de cunho medicinal. Ou seja, nunca desconsidere uma consulta ao médico ou dentista para tratamentos mais assertivos. Segundo alguns especialistas, as causas podem ser diversas. Entre elas, as mais comuns são:

  • Ansiedade;
  • Estresse;
  • Frustração;
  • Alinhamento incorreto dos dentes superiores e inferiores;
  • Apneia dos sono;
  • Refluxo;
  • Complicações de doenças, como Parkinson;

Este problema é muito comum principalmente em crianças, podendo desaparecer durante a adolescência. Mas não é descartado em adultos devido a diversas questões ligadas aos tópicos anteriores.

Sintomas do bruxismo

O principal sintoma do bruxismo é a própria sensação da pessoa quando está dormindo. Há casos em que a pessoa pode, inclusive, acordar devido aos ruídos provocados pelo ranger dos dentes.

Outro sintoma do bruxismo é o desgaste do esmalte dos dentes, podendo, inclusive, exportar camadas profundas nos dentes. Além disso, o aumento da sensibilidade também está ligado ao bruxismo. E, claro, dores na mandíbula e até mesmo dor de cabeça podem ser sintomas do bruxismo.

Tratamento do bruxismo

Cada caso, é um caso. Sempre procure ajude médica para o tratamentos médicos e diagnósticos mais precisos. Para ter uma consulta mais assertiva, vá preparado com algumas informações já na ponta da língua. O médico sempre fará perguntas específicas ao caso, como quando começou, qual a intensidade das dores e se você já se medicou anteriormente. Responda sempre com sinceridade para um tratamento correto.

Entre outros fatores do tratamento, está o uso de uma placa, que ajuda a reduzir o impacto dos dentes. Além de auxiliar na contensão das dores. Ela poderá te ajudar a superar este problema e ter noites de sono mais tranquilas.

 

 

Dá para prevenir o bruxismo?

Nunca podemos dar certeza quanto a isso. Mas, certamente ajudará se você contiver níveis de estresse e tensão durante o dia. Todo mundo é digno de deitar a cabeça no travesseiro e ter uma ótima noite de sono.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre as causas, sintomas e tratamento do bruxismo, compartilhe também com seus amigos que sofrem deste problema. E novamente, nunca deixe de procurar ajuda profissional médica ou odontológica. Um diagnóstico preciso, de acordo com o seu caso, será fundamental para um tratamento assertivo e completo. Caso fique alguma dúvida, por favor, comente que iremos tentar solucioná-la.

Add Comment