Manchas Brancas Nas Unhas: Entenda Porque Elas Aparecem

As manchas brancas nas unhas causam um grande desconforto estético, principalmente para as mulheres. Porém, o que muita gente não sabe é que estas manchas que aparecem em nossas unhas falam muito mais sobre a nossa saúde do que sobre a nossa estética.

Por este motivo é imprescindível que você reconheça a verdadeira causa do problema. Para assim tratá-lo e suprir as necessidades do seu corpo. Caso contrário, você pode estar ignorando um ponto muito importante de sua saúde.

Considerando estas questões entretanto, preparamos um artigo para que você conheça as principais causas das manchas nas unhas e qual a melhor forma de tratá-las.

manchas brancas nas unhas

Manchas brancas nas unhas: por que elas aparecem?

Estas manchas brancas que aparecem em nossas unhas são chamadas de leuconíquia focal. Estas leuconíquias, no entanto, podem aparecer devido a três principais motivos:

  • Trauma: Quando batemos ou derrubamos algo muito pesado em nossas unhas, podemos estar provocando um trauma nas mesmas. Além disso, pressioná-las, ou apertá-las (como no sapato apertado), também são motivos para que as tão temidas manchas apareçam.
  • Alergias: Outra causa conhecida das luconíquia focal é a alergia. A mesma pode ocorrer ao detergente usado para lavar louça ou ao esmalte novo que você comprou. Por esse motivo, quando for mexer com algum produto de limpeza proteja sempre as suas unhas com luvas. Quanto ao esmalte, atente-se sempre a validade, a marca e use sempre uma base protetora de qualidade.
  • Minerais: As manchas nas unhas podem surgir como um aviso importante de que algo não vai bem no nosso organismo: pode ser que estejamos com uma deficiência de minerais.

Entretanto, para considerar esta última causa você precisa se atentar na frequência que aparecem estas manchas. Se for algo esporádico, e você reconhece um trauma ou uma alergia, apenas cuidar para não bater fortemente na unha ou utilizar o produto que causou a alergia já basta.

Porém, se o problema aparece regularmente, sem um “real motivo”, pelo menos externo, para que isto ocorra, procure orientação de um dermatologista. Afinal, a carência de minerais pode acarretar em doenças como a anemia, por exemplo. Esta, por sua vez, se não for diagnosticada e tratada da maneira correta, pode desencadear outros problemas maiores ainda.

manchas brancas nas unhas

Como tratar Manchas Brancas nas unhas

Normalmente, quando não associado a um problema de saúde mais amplo, não há necessidade de tratar as manchas. Visto que as leuconíquias tendem a desaparecer com o tempo.

Entretanto, existem algumas dicas que podemos seguir para acelerar este processo e até prevenir o aparecimento de novas manchas nas unhas. Para isso, considere estes passos:

  • Sempre que for remover o esmalte das unhas, certifique-se de que não deixou nenhum resíduo do produto nas mesmas. Além disso, é necessário hidratar com um bom creme (pode ser a base de karité, por exemplo) para manter as unhas fortes e protegidas.
  • A alimentação precisa ser balanceada e incluir minerais importantes para o desenvolvimento saudável de nossas unhas. Dentre eles, o zinco, ferro e o ácido fólico, por exemplo. Você pode encontrá-los nas frutas vermelhas, amêndoas e espinafre, respectivamente.
  • Proteja sempre as suas unhas com luvas específicas. Todas as vezes que for limpar a casa ou entrar em contato com produtos químicos.

A partir disso, procure sempre acompanhar o desenvolvimento das suas unhas, elas poderão lhe avisar quando algo não vai bem no seu organismo. Afinal, conhecer bem o nosso corpo é essencial para manter a saúde em dia e evitar complicações futuras.

No Responses

  1. Pingback: Como Evitar Amarelado Nas Unhas dezembro 6, 2018

Add Comment