Ovários | O que são, Função e Anatomia

Você sabe o que são os ovários? Basicamente, podemos associá-los ao órgão reprodutor feminino. Entretanto, há uma série de outros critérios que precisam ser compreendidos para que o entendimento seja completo. Os ovários por si só não são independentes. Ou seja, há necessidade de outros processos internos para que a função deles seja atingida. Acompanhe para entender tudo sobre o assunto.

O que são Ovários?

Para iniciar nosso entendimento sobre ovários, devemos entender que ele faz parte do órgão reprodutor feminino. Basicamente, está presente junto ao útero, ficando um de cada lado. Ele será responsável pela produção de hormônios sexuais reprodutivos.

A cada mês (geralmente de 28 em 28 dias), renova-se este ciclo de produção hormonal, onde o corpo prepara-se para receber um embrião que possa ter sido fecundado durante o conhecido período fértil da mulher.

ovarios

Função dos Ovários

A função básica dos ovários é controlar e equilibrar a situação reprodutiva da mulher. Conforme mencionamos anteriormente, a cada 28 dias os ovários criarão um óvulo e o levarão até o útero. Este óvulo, por sua vez, está a espera de um espermatozoide que possa fecundá-lo e gerar um embrião.

Ao final do ciclo, caso não haja a fecundação, ocorre a menstruação do útero, que descama e utiliza do sangue para fazer a “faxina” interna. Nesta fase, é muito comum a mulher sentir cólicas, pois o útero precisa contrair-se para expelir o que não foi usado.

Porém, quando a cólica é muito intensa a ponto de provocar tonturas, vômitos e até desmaios, a mulher precisa ficar atenta para os sinais. Pois é possível que isto esteja atrelado a outras doenças. Veja a seguir quais doenças podem acometer o sistema reprodutor feminino:

Ovários policísticos

Os ovários policísticos são conhecidos por serem um problema no órgão reprodutor feminino. Basicamente, eles acontecem quando os ovários enchem-se de bolinhas que, por sua vez, aumentam de tamanho com o passar do tempo. Estas bolinhas são causadas por uma disfunção hormonal, principalmente em mulheres em idade reprodutiva.

Endometriose

A endometriose é uma condição causada por cistos dentro dos ovários. Estes cistos, por sua vez, causam uma inflamação crônica, causando muita dor e diversos outros desconfortos na mulher.

Câncer de colo de útero

Já o câncer de colo de útero é um dos problemas mais agressivos que podem acometer o sistema reprodutor feminino. Vale lembrar que se consultar com um especialista no assunto é de suma importância e, assim, prevenir todas estas doenças.

Anatomia

Os ovários são muito semelhantes a amêndoas. Eles podem medir até 1,5cm de largura, por 1cm de espessura e 3cm de comprimento. Conforme mencionamos anteriormente, estão localizados nas laterais do útero: um de cada lado. Além disso, pode ser dividido em mais duas regiões:

  1. O córtex: Este é o local onde os folículos ovarianos se encontram em sua fase de desenvolvimento;
  2. Medula: É formado por muitos vasos sanguíneos e possui uma a pele mais frouxa;

A importância de conhecer o próprio corpo

Lembre-se sempre de aprender mais sobre o seu corpo. Afinal, assim você poderá estar atenta a todo e qualquer sinal de que algo pode estar errado. Só você tem o poder de garantir de que tudo pode ir bem, como só você pode demonstrar este amor por si mesma, capaz de manter a sua saúde e o seu bem estar em dia.

ovarios

O corpo feminino, apesar de complexo, pode ser bem simples, quando estudamos sobre ele. E, infelizmente, sabemos que existem muitos tabus na sociedade quanto a isso. E assim, as mulheres acabam ficando inibidas de saberem mais sobre si, como se isso fosse errado.

Portanto, fuja deste caminho! Você tem o direito de conhecer cada pedacinho seu para, desta forma, dar a atenção que cada parte merece. Lembre-se ainda de sempre garantir os seus exames ginecológicos, pois eles são igualmente importantes. O autoconhecimento é uma ótima maneira de garantir uma vida longa e feliz! Cuide-se!

Add Comment