Organizar Tarefas Diárias: Dicas Para Otimizar o Tempo

Com o nosso dia a dia cada vez mais corrido, organizar tarefas diárias tem parecido um verdadeiro bicho de sete cabeças. Porém, o que você não sabe é que, com algumas dicas simples, os seus problemas podem acabar!

Afinal, nada pior do que sentir que as atividades corriqueiras não estão rendendo, não é mesmo? Isso torna o dia desgastante, parece que nada sai do lugar e acabamos nos sentindo até mesmo incapazes.

Portanto, saiba que temos uma boa notícia para você: Com algumas mudanças de hábitos e persistência, este sentimento de “missão não cumprida” irá desaparecer de uma vez por todas do seu dia a dia. Para isso, acompanhe o nosso artigo de hoje e diga adeus à desorganização!

 

organizar tarefas diárias

 

Organizar tarefas diárias: Dicas para otimizar o tempo

Quando passamos a pensar em organizar tarefas diárias, a otimização do tempo é apenas uma consequência. Veja:

Planeje-se com antecedência!

O primeiro passo para se tornar dona do seu próprio tempo é planejando tudo com bastante antecedência. E nem precisa ter a antecedência de uma ou duas semanas. Mas sim, certifique-se de separar pelo menos 30 minutos do seu dia para organizar o dia seguinte!

Assim você consegue listar todas as suas tarefas do dia seguinte, e começa a ter um maior controle mental das suas atividades. Se preferir, crie planilhas no computador para acompanhar o seu desempenho mais de perto.

Por exemplo: crie uma planilha e divida-a em três categorias (manhã, tarde e noite). Feito isso, é hora de organizar as suas tarefas de acordo com o tempo que você tem disponível. Veja o exemplo:

  • Manhã: Acordar às 8h. Tomar banho até as 8h30min. Tomar café até as 9h. Começar a organizar a sala de casa às 9h30min. Organizar o resto da casa até as 11h. Se vestir para ir almoçar às 11h30min.

É claro que este é apenas um exemplo e você terá que preencher a sua planilha de acordo com as suas prioridades. Porém, você precisa criar uma rotina de horários para, com o passar do tempo, “decorar” estas atividades e elas naturalmente ocorrerão no tempo certo.

Tenha uma agenda

É muito importante que você tenha uma agenda! Pois ela irá auxiliar você em seus compromissos mais sérios. Desse modo, invista em organizar a sua agenda pelo menos uma vez por semana.

Anote todos os compromissos que saem da sua rotina: médico, reunião, visitar algum parente, etc. E sempre visualize as suas tarefas dos próximos 7 dias, todas as noites quando for organizar as suas planilhas diárias. Assim você domina a sua rotina e não se perde nos compromissos.

 

 

Não ultrapasse o tempo de uma tarefa

Por fim, um ponto muito importante: nunca ultrapasse o tempo de uma tarefa! Por exemplo, como mencionamos na planilha da manhã anteriormente, é preciso tomar banho até as 8h30min. Se você acordou 10 minutos atrasadas, isso não significa que poderá ultrapassar o limite de 10 minutos em cada compromisso ok? Pois assim você se perderá na organização.

Portanto, insista no tempo estipulado e evite que a preguiça deixe você ultrapassar os limites. Você notará que, com o tempo, cumprir o tempo proposto para cada atividade será muito mais fácil e ainda poderá sobrar um tempinho.

Depois é só você nos contar como tem sido a sua experiência de organização!

Add Comment