5 doenças que você pode pegar na praia

Chegou o verão e é a hora perfeita para acertar uma viagem à praia ou ao lago com a família ou amigos. Mas enquanto você está gostando da água e se divertindo ao sol, você provavelmente não está pensando em todos os germes que se escondem no mar, na areai e até nos alimentos que você consome. Veja 5 doenças que você pode pegar na praia sem perceber:

5 doenças que você pode pegar na praia (Foto: Divulgação)

5 doenças que você pode pegar na praia

Confia as 5 principais doenças que você se expõe quando vai à praia:

1 – Intoxicação alimentar

Quando a pessoa vai à praia acaba consumindo alimentos que nem sempre sabe da onde veio e muito menos como foi preparado. Com isso, o problema de contaminação é comum. Ingerir esses alimentos na beira da praia pode causa intoxicação alimentar. Pensando nisso, fique de olho na condição de higiene do espaço aonde for comer, ou do local de armazenamento da comida que o ambulante está te oferecendo.

Também leve álcool em gel para limpar as mãos antes de comer. Ou pode levar sabão e uma garrafa com água para lavar as mãos antes de se alimentar. Assim, vai eliminar o risco de contrair alguma bactéria que estava em suas mãos.

Cuidado com o que você come na praia (Foto: Divulgação)

2 – Insolação

Não passar o protetor solar adequado pode te trazer graves problemas com o sol. A insolação é um mal das praias e do verão. A pessoa que aplica o protetor solar errado acaba tendo uma exposição ao excesso de sol que não gostaria. A insolação pode causar febre, dores no corpo e desidratação.

Antes de sair de casa para ir à praia passe o protetor solar. Depois de entrar no mar, seque-se e retoque o protetor. Vá reaplicando o protetor solar ao menos a cada 1 horas para ter maior proteção. Além disso, você pode usar bonés e chapéus para proteger o roto (o rosto é o mais atingido). Opte por ficar em sombras mesmo que queira queimar. O calor da areia por si só vai garantir uma corzinha.

O ideal é se expor ao sol das 8h às 11h e depois das 15h30 em diante. Assim você foge dos horários em que o sol é mais forte.

Passe sempre protetor solar (Foto: Divulgação)

3 – Dor estomacal

O Norovírus  é um vírus altamente contagioso sendo a causa mais comum de gastroenterite aguda, uma inflamação do estômago e / ou intestino que leva a náuseas, dor de estômago, diarreia e vômitos.  Você pode contrair esse vírus na água do mar.

4 – Micose na pele

É comum sair das praias com manchas na pele. Por isso, recomendamos que você esteja de olho na limpeza da praia escolhida. O mesmo vale para praias e lagos.

Pense bem nos cuidados com as praias (Foto: Divulgação)

5 – Enterovírus

Ele está na lista de doenças que afligem os nadadores do verão. A maioria dos casos são leves, causando sintomas parecidos ao frio, como febre, corrimento nasal e tosse e geralmente as pessoas não ficam doentes. Casos mais graves podem levar a paralisia e infecções cardíacas ou cerebrais, mas esses casos são muito raros. A transmissão ocorre de engolir água contaminada.

Add Comment