Benefícios da Chicória: Saiba Como Utilizá-la

Você conhece os benefícios da Chicória? E ainda, sabe como consumir este vegetal no seu dia a dia? Se sua resposta for não, então acompanhe o nosso artigo que vamos lhe ensinar tudo sobre este alimento saudável e nutritivo.

Além do mais, encontramos uma infinidade de possibilidades no mercado, mas normalmente é difícil escolher a melhor forma de montar um cardápio. Desse modo, acompanhe o nosso guia e tire todas as suas dúvidas acerca do assunto.

O que é a Chicória?

Parece um pouco óbvio falar sobre o que é a chicória, mas é sempre interessante conhecer mais sobre os produtos que consumimos. Desse modo, a chicória nada mais é do que uma erva proveniente da Europa e da Ásia, com a finalidade de consumo medicinal.

Além disso, ela chega à nossas mesas com uma composição super nutritiva e interessante para o nosso organismo. Os benefícios são notáveis, veja-os a seguir:

benefícios da chicória

A Chicória trás diversos benefícios a saúde. O consumo regular é recomendado por médicos para tratamento e prevenção de algumas doenças.

Quais são os benefícios da Chicória?

Abaixo listamos as principais vantagens de consumir a chicória no seu dia a dia:

Perda de peso

Você sabia que uma porção de 100 gramas de chicória conta com apenas 23 calorias? Pois é. Isso nos dá respaldo para a mesma ser uma forte aliada das dietas hipocalóricas. Isso porque, apesar do baixo valor energético, a erva conta com muitos nutrientes importantes para o nosso organismo.

Além disso, a chicória é capaz de proporcionar a sensação de saciedade por mais tempo, graças a sua poderosa fibra e o probiótico inulina. Desse modo, ao consumi-la, a sensação de fome diminui, além de fortalecer o corpo com uma nutrição equilibrada e com teor calórico baixo.

Protege o coração

Considerando a presença da inulina na composição deste vegetal, a mesma é capaz de proteger o nosso coração, diminuindo os elevados níveis de gordura no sangue (como o colesterol).

Além disso, a planta é capaz de manter o nosso sangue mais, digamos, “saudável”, proporcionando a diminuição da hipertensão, por exemplo. E ainda, as suas propriedades antioxidantes equilibram o plasma e o sangue, deixando o corpo menos propenso a ataques do coração.

Aumenta a imunidade

Por fim, temos ainda o aumento de nossa imunidade, ao consumir regularmente uma porção de chicória. Afinal, os seus antioxidantes e bactericidas agem eliminando os radicais livres (maiores causadores de todos os tipos de cânceres) e bactérias que desencadeiam infecções no organismo.

benefícios da chicória

Contraindicações

Contudo, apesar de estarmos tratando de um produto “natural”, é importante sempre considerarmos as contraindicações. No entanto, a chicória é “proibida” para as mulheres grávidas. Isso porque a mesma apresenta propriedades abortivas, provocando a menstruação e a morte do feto.

Como usar a Chicória no dia a dia?

Agora que você conheceu os benefícios da chicória, vamos aprender a como consumi-la no seu dia a dia. Você poderá incluí-la no almoço ou na janta, de acordo com as suas necessidades calóricas diárias.

A chicória pode substituir a porção de alface, por exemplo. Além disso, experimente refogá-la ou incluí-la em sopas, omeletes e sanduíches. Desse modo, vale fazermos um adendo: o seu cozimento é rápido e, por esse motivo, é interessante acrescentá-la as receitas, 5 minutos antes do cozimento total do prato. Assim a mesma permanecerá com seus nutrientes essenciais.

Contudo, com mudanças simples na sua alimentação, será possível usufruir dos benefícios da chicória de forma prática e rápida.

Add Comment