Como Lidar Com o Estresse No Trabalho

Saber como lidar com o estresse no trabalho pode ser uma tarefa difícil. Todos os dias nos deparamos com infinitas tarefas que, em grande parte, podem consumir muito de nossa energia física e mental. Porém, como lidar com essas questões sem deixar que elas dominem a nossa vida?

Se você tem essa dúvida, então te convidamos a seguir em nosso artigo para ficar por dentro das nossas dicas sobre o tema. Acompanhe a seguir as informações e comece hoje mesmo a ter práticas mais saudáveis no seu trabalho.

 

 

Como lidar com o estresse no trabalho

Aprender a como lidar com o estresse do trabalho não é tão simples. Isto é, não existe um passo a passo que resolva o problema num passe de mágicas. Afinal, quando pensamos em saúde mental, jamais estamos diante de uma solução mágica. Porém, em contrapartida, existem fatores que podemos pensar e elaborar para melhorar estas questões. Veja quais são:

Primeiramente, compreenda o seu trabalho

O primeiro passo, e o mais simples, digamos, é a necessidade que você tem de compreender o seu trabalho. Isso mesmo! Muita gente ama trabalhar, é verdade. Mas, com isso, acaba abraçando toda e qualquer causa que surja no ambiente de trabalho. Tentando, dessa forma, resolver todos os problemas alheios, bem como compreendendo que o fracasso de qualquer área é apenas o seu fracasso.

Portanto, pare de exigir tudo isso de você! Comece a compreender o seu real trabalho, liste as suas tarefas e impeça que os seus impulsos façam você tentar resolver trabalhos alheios. Assim você para de se sobrecarregar, e o clima no trabalho começa a melhorar.

Tenha um hobby fora dele

Fugindo do trabalho, temos que pensar em atividades saudáveis e agradáveis para a nossa vida. Afinal, não existe nada mais desgastante do que acordar de manhã, ir trabalhar, voltar para a casa de noite, jantar e dormir esperando o próximo dia de trabalho. Apesar de muita gente ter essa rotina, ela pode ser bem “doentia”.

Pois se não há nenhum tipo de hobby ou prazer fora do trabalho, como a pessoa poderá recarregar as suas energias e, com isso, espairecer as suas dores e frustrações do dia a dia corrido? Portanto, comece já a pensar em uma alternativa de prazer fora do trabalho. Vale qualquer coisa!

Se você ama ler, crie uma rotina de leitura por, quem sabe, uma hora por dia. Se você gosta de cozinhar, faça a sua janta, com calma. Gosta de escrever? Que tal então iniciar uma estória que, futuramente, possa ser um livro? Enfim! Utilize a criatividade para transformar os seus momentos em casa em verdadeiros carregadores de energia.

Tente viver um passo de cada vez

Outro ponto que precisa ser elaborado por quem passa por grandes períodos de estresse no trabalho, é com relação aos passos que devemos dar. Muita gente acaba se sobrecarregando, pois quer terminar um serviço ou outro o mais rápido possível, o que é totalmente errado. Lembre-se sempre que é possível dividir qualquer tarefa em etapas menores.

Assim, você vive um passo de cada vez, sem se afobar em dar três ou quatro ao mesmo tempo. E, com isso, o seu tempo vai rendendo, você vai notando resultados e se sente bem consigo mesma.

 

 

Quando sobrecarregar, descanse um pouco

É claro que muita gente pode encarar esta dica como impossível, mas ela é muito válida. E também, é claro que não estamos dizendo para você largar tudo todas as vezes que o estresse bater na porta. Não mesmo! Mas sim, tente descansar, nem que seja por dois minutos, quando sentir que o estresse está lhe invadindo.

Beba uma água, uma xícara de café ou aquele seu suco favorito. Respire fundo, se estique, olhe para cima, pense no seu hobby e no que fará quando chegar em casa (não vale pensar em serviço de casa, ok?). Assim você dá uma pequena pausa na sua mente, descansando um pouco.

Com o passar do tempo, você perceberá que estas mínimas pausas, na verdade, são imensas diferenças em sua vida. Aposte nesta alternativa!

Não coloque o seu trabalho a cima de tudo

Por fim, o fator mais importante e que, infelizmente, muita gente não consegue compreender: o seu trabalho nunca foi nem nunca será a melhor coisa da sua vida. Isso mesmo! Por mais que você esteja trabalhando com aquilo que mais ama na vida, você precisa compreender que este trabalho é, antes de qualquer coisa, um trabalho.

Isto é, ele não pode regrar toda a sua vida, e nem ser colocado a cima de todas as outras coisas que você ama. Afinal, você é mais importante que isso! Quando você colocar o trabalho em segundo lugar, e a sua felicidade em primeiro, talvez as coisas comecem a melhorar…

 

Portanto, é hora de enxergar o trabalho da forma correta, seguir essas dicas e assim, gradativamente, perceber o estresse de modo diferente. Aposte nessas dicas e busque alternativas saudáveis para o seu dia a dia tão corrido.

Add Comment