Falta de Vitamina D: O que fazer?

Falta de Vitamina D: O que fazer?

Falta de Vitamina D: O que fazer? É o tema que vamos abordar entender esse problema. Vários estudos apontam que a carência de vitamina D foi associada a um risco grande de desenvolver problemas mentais como demências. Essa vitamina em falta também pode gerar mudanças cognitivas, comportamentais ou de personalidade associadas a doenças degenerativas como o Alzheimer e Parkinson.

PUBLICIDADE CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Diversifique o consumo de alimentos (Foto: Divulgação)

No entanto, segundo um levantamento divulgado em agosto de 2014 no jornal Neurology apontou essa relação da falta de vitamina D com males na saúde mental. Na pesquisa os cientistas da Escola de Medicina da Universidade de Exeter, localizada no Reino Unido, viram que os participantes com menores níveis de vitamina D possuíam uma probabilidade 53% acima dos demais de ter demências ao longo da vida em comparação com as pessoas que representam quantidades recomendáveis do nutriente no organismo.

Alimentos com vitamina D são essenciais na alimentação, mas você deve também deve tomar sol sem o uso de protetor solar (Foto: Divulgação)

Ainda sobre a pesquisa mencionada acima, nos casos das pessoas participantes que tinham deficiência grande da vitamina, o risco aumentava para 125%. De acordo com os pesquisadores os dados são contundentes, no entanto, mais estudos é preciso para saber se o consumo de alimentos ricos em vitamina D previne males cerebrais.

Falta de Vitamina D: O que fazer? A vitamina D funciona bem no organismo se ingerida na quantidade correta. Além disso, a vitamina D só fixa no organismo se você tomar sol. Vitamina D é uma forma de conseguir a prevenção para problemas de ossos. É a vitamina D junto com o cálcio que ajudam os ossos a ficar mais fortes e diferenciados (Foto: Divulgação)

Falta de Vitamina D: O que fazer?

Para repor a vitamina no seu organismo é necessário que você consuma mais alimentos com esse teor. No entanto, se você não se expor ao sol nada acontecerá. Isso porque o sol fixa no organismo as vitaminas que ingere. O recomendado é tomar sol entre 10h e 14h. Somente 15 minutos por dia e sol já dá efeitos. No momento de tomar o sol que fixa vitaminas é necessário não usar protetor solar. Você expor somente parte do corpo ao sol para ter os benefícios, não precisa tomar sol no corpo todo.

PUBLICIDADE CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Aposte no consumo de alimentos deliciosos que contenham vitamina D (Foto: Divulgação)

Lista com produtos com vitamina D

Não é necessário consumir um grande volume de alimentos para ter a quantidade necessária da vitamina D no organismo.

Alimentos ricos em vitamina DPorçãoQuantidade de vitamina DEnergia
Óleo de fígado de bacalhau13,5 g34 mcg118 calorias
Salmão cozido100 g12,5 mcg271,4 calorias
Ostras cruas100 g8 mcg81 calorias
Arenque fresco100 g23,57 mcg228,5 calorias
Leite Ninho fortificado100 g6,92 mcg500 calorias
Ovo cozido100 g1,3 mcg156 calorias
Fígado de galinha100 g1,31 mcg136,9 calorias
Sardinhas enlatadas100 g7,5 mcg296,4 caloria

 

Entenda que somente comer os alimentos certos não é determinante. É preciso que você consuma o alimento e ainda tome sol para ter sucesso com a vitamina D.

 

 

Élida Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *