Foliculite | Causas, Sintomas e Tratamento

Você sabe o que é a foliculite? Esta é uma condição que pode afetar pessoas de diversas idades, visto que trata-se de uma inflamação dos pelos. Entretanto, esta é apenas uma explicação superficial do problema. Entenda um pouco mais sobre a foliculite a partir de agora e descubra como fazer o tratamento adequado, entenda os sintomas e também as causas.

Foliculite

Grande parte das pessoas que tem foliculite muitas vezes nem imaginam que convivem com o problema. Até sabem que há algo errado, mas não conseguem perceber a real condição que as acomete. Desta forma podemos entender que este problema é causado principalmente por uma infecção bacteriana e, consequentemente, elevado ao nível da foliculite que pode ser superficial ou até mesmo profunda. Acompanhe para entender.

 

foliculite

 

Foliculite superficial

Esta é uma condição que pode ser encontrada em casos mais simplificados. Entretanto, não significa que são casos menos importantes. No entanto, eles podem ocorrer de diversas formas através de atividades do dia a dia. Acompanhe.

Foliculite Estafilocócica

A foliculite estafilocócica é uma das mais padrões e básicas. Ela pode acontecer em qualquer região do corpo que tenham pelos. É causada por uma bactéria que consegue contato com algum corte ou vaso sanguíneo do corpo, podendo provocar a condição. Além disso, manchas na pele (geralmente apresentando vermelhidão) e coceira serão os sintomas mais básicos.

Foliculite por pseudomonas

Este tipo de foliculite pode aparecer principalmente após algum banho de banheira ou piscina em que o PH da água não estivera completamente equilibrado. Os mesmos sintomas de bolinhas vermelhas e coceira podem ser encontrados neste caso. Além disso, erupções de pus também podem ocorrer.

Pseudofoliculite da barba

O nome já sugere onde a pseudofoliculite pode aparecer. Após o ato de barbear, a barba começa a crescer novamente. A condição de ela crescer e curvar os pelos de volta para a pele pode causar pequenos ferimentos que são chamados de pseudofoliculite. Coceiras e regiões vermelhas podem aparecer no rosto e no pescoço.

 

 

Foliculite Ptirospórica

A ptirospórica é causada principalmente por espinhas e pode aparecer em homens adultos e adolescentes. As áreas mais afetadas são o rosto, o tórax, dorso e pescoço. Atente-se para situações de coceira semelhantes a alergia e até pequenos ferimentos que possam acumular pus.

Foliculite profunda

Aprendemos algumas das principais foliculites superficiais. Entretanto, ainda há as profundas. Isto significa que elas são um pouco mais complexas e as bactérias podem ter agido de forma ainda mais invasiva. Acompanhe.

Sicose barba

Acontecem pequenas inflamações principalmente após o barbear. É comum deixar marcas e pequenos machucados que se caracterizam por muita vermelhidão na região do queixo e mandíbulas. É importante destacar que, quando a barba é feita diariamente, podem haver cicatrizes ou marcas no resto de forma permanente.

Foliculite por bactéria gram-negativa

Este tipo de foliculite é causada principalmente em pessoas que precisam tomar remédios para acne de forma longeva. Ou seja, se há o consumo de medicamentos de forma recorrente, as bactérias podem se manifestar pela pele do indivíduo, gerando marcas, coceira e até sangramentos.

 

foliculite

 

Furúnculos e carbúnculos

A característica mais básica deste tipo de foliculite é na fase de iniciação, onde os poros enchem-se rapidamente de pus, crescem de forma gradual e quanto maior, mais dor. Com o passar do tempo, o problema se resolve com a abertura das bolhas. Geralmente a cicatrização acontece sem deixar marcas e pode estar presente na parte de trás do pescoço, costas e coxas.

Foliculite eosinofílica

Já a foliculite eosinofílica pode acontecer principalmente em pessoas com o vírus HIV no corpo. Os mesmos sintomas das anteriores: vermelhidão e muita coceira nas regiões afetadas. Além da criação de bolas de pus. O mais comum deste problema, é a distribuição dos poros infectados pelo corpo, deixando a pele mais escura.

Causas

Estas foram algumas das foliculites mais básicas que podem ser encontradas no corpo humano. Entretanto, cada uma delas possui uma causa principal que se resume a uma infecção bacteriana através de algum corte ou até mesmo outro vírus já alocado no corpo (como por exemplo o HIV). O processo de contração da doença pode ser causado por um excesso de aparo da barba ou depilações que causem algum tipo de anomalia ao pelo.

 

foliculite

 

Sintomas

Todos os tipos de foliculite possuem um tipo padrão de sintoma: muita coceira e vermelhidão na pele. Entretanto, algumas possuem características individuais. Algumas desenvolvem uma bola de pus na região dos pelos, outras deixam a pele mais escura do que o normal, como é o caso da foliculite eosinofílica.

Tratamento

O tratamento para este problema deve ser reportado a um médico especialista, pois cada característica da condição requer algum tipo de intervenção. Há tipos que podem ser tratados com medicamentos e há tipos que devem ser tratados via acompanhamento mais preciso. Muitas vezes, mesmo com o tratamento adequado, a foliculite pode ressurgir no corpo. Por isso, a ajuda de um especialista é fundamental.

Add Comment