Como Cuidar das Cutículas da Unha

Saber como cuidar das cutículas da unha é muito importante. Afinal, graças a ela você pode ter unhas saudáveis, fortes e compridas, por exemplo. Uma vez que este pequeno tecidinho é responsável por proteger a saúde das suas unhas.

É por isso que apenas “retirar” toda a cutícula talvez não seja a melhor opção. E, portanto, montamos este guia para te ajudar nos cuidados desta importante pele que faz parte de nós. Acompanhe, portanto, as informações a seguir:

 

 

Como cuidar das cutículas da unha

Como cuidar das cutículas da unha sem danificá-la? Ou então, sem aquela necessidade extrema de cortar ela “profundamente”, apenas pelo fato de que, supostamente, quando há menos cutícula, significa que a unha é mais bem cuidada? Doce engano!

Pelo contrário: quanto mais você retira a sua cutícula, mais chances você tem de desenvolver alguma doença ou irritação na sua unha. E o que você prefere? Uma unha forte, saudável e bonita, com um pouquinho de cutícula, ou uma unha sem cutícula, mas, quebradiça e cheia de manchas? Portanto, se atente aos cuidados para evitar estas maiores complicações:

O que você come é importante

O primeiro passo para cuidar de qualquer parte do nosso corpo, é a partir da alimentação. É ela quem garante a saúde, como um todo, e o equilíbrio do nosso organismo. No caso das cutículas, não seria diferente.

Portanto, invista sempre em verduras, legumes e frutas. Além de comer proteína animal. Estes ingredientes são responsáveis por manter a saúde da nossa pele e dos nossos músculos. E por isso, portanto, precisam estar em nossa dieta diária.

A hidratação também (dentro e fora)

O segundo passo é a hidratação. Tanto a de dentro, quanto a de fora. Uma vez que para termos uma pele sempre saudável e macia, precisamos beber, pelo menos, dois litros de água por dia. Assim as nossas células se mantêm sempre hidratadas e com vitalidade.

Porém, a gente sabe que os agentes externos podem danificar algumas camadas de tecido. E por isso, portanto, utilizamos hidratantes. No caso das cutículas, cremes feitos especialmente para as mãos são essenciais para uma cutícula na medida certa, sem descamar e ainda: essa hidratação proporciona unhas mais fortes e saudáveis.

Empurrar pode ser a melhor solução

Você sabia que ao invés de sempre cortar a sua cutícula, você poderia apenas empurrá-la? Sim, obviamente eu nas primeiras vezes esta não será a melhor solução, pois sua cutícula possa estar “grande” demais. Mas, comece o processo aos poucos:

  1. Empurre a sua cutícula e retire o mínimo possível, apenas para deixá-las todas iguais e com um acabamento mais “bonito”. Depois, hidrate-as muito com cremes específicos para cutículas.
  2. Gradativamente ela estará menor, toda vez que você for tirar. Com o passar do tempo, você apenas precisará empurrar e hidratar, e não mais removê-la.

A saúde das suas unhas certamente agradece! E ainda: você poderá dizer adeus aquela dor de, por exemplo, ter um “bife” arrancado, não é?

 

 

Cuidando de você

Viu só como é simples? Com estes cuidados fáceis você poderá proteger e deixar as suas unhas ainda mais saudáveis e fortes. Diga adeus aquele alicate de cutícula que tanto trabalho traz consigo!

No Responses

  1. Pingback: Como Fazer as Unhas Corretamente dezembro 1, 2018

Add Comment