Como Organizar a Lista de Compras do Supermercado

Aprender a como organizar a lista de compras do supermercado é muito importante para mantermos a organização do nosso lar, bem como o controle sobre as finanças investidas neste setor. Portanto, é imprescindível que saibamos qual a melhor forma de controlar as compras do mercado, a fim de não fazer aquisições exorbitantes e precisar voltar ao mercado, ao longo do mês, mais vezes do que esperava.

Pensando nisso, portanto, criamos este guia de hoje para lhe auxiliar exatamente neste tipo de questão. Acompanhe a seguir as nossas dicas e aprenda, de uma vez por todas, a como organizar a lista de compras do supermercado.

 

 

Como organizar a lista de compras do supermercado

Saber como organizar a lista de compras do supermercado é mais fácil do que parece. Porém, para facilitar ainda mais, dividimos esse processo em alguns tópicos que podem lhe auxiliar. Veja a seguir:

Pense no cardápio da sua família

O primeiro passo é, portanto, pensar no cardápio de sua família. Isso mesmo! Parece difícil, não é? Imaginar o que a sua família irá usufruir ao longo de todas as refeições do mês. Porém, este cálculo é extremamente necessário, e talvez você leve um tempo até conseguir fazê-lo de forma correta.

Por exemplo, pense em quantas vezes por semana a sua família costuma se alimentar com carne de frango e vermelha. Agora, pense na quantidade de carne consumida em cada uma das refeições, ao longo da semana.

A partir disso, calcule o quanto seria gasto, em um mês, com relação a este consumo semanal. Assim você saberá, exatamente, quanto de carne precisa comprar. E o mesmo vale para todos os outros itens. Como o arroz: quantas xícaras de arroz você faz por refeição? Agora multiplique pela quantidade de dias do mês e você saberá o quanto de arroz deverá comprar. Considerando a média de 10 a 13 xícaras de arroz por quilo.

O que você usa para limpar a casa?

Agora que você já pôde fazer toda a pesquisa de consumo alimentar da sua família, é hora de pensar em todos aqueles itens que você utiliza na sua área de serviço. Por exemplo, quantos amaciantes você consumiu no mês anterior? Quantos quilos de sabão em pó foram necessários para lavar a roupa da sua família?

Ao mentalizar estes fatores, vá anotando tudo. Se perceber que comprou 4 amaciantes, mas sobrou 1, então anote que necessariamente, este mês, precisará comprar 2. Já que a sua média de consumo é de 3 amaciantes. E assim por diante! Até fechar a conta com cada item consumido em seu lar.

Os produtos de higiene essenciais

Além dos alimentos e dos produtos de limpeza, é preciso pensar no consumo exato de produtos de higiene. Como estamos falando de uma lista de compras otimizada, que visa à economia na hora de comprar, precisamos pensar que ela deve ser feita na medida certa.

Isto é, você precisa evitar aquela tentação de querer comprar uma quantidade maior, a fim de “estocar” produtos em sua casa. Isso pode trazer consequências ruins, já que os produtos podem vencer (e você joga dinheiro fora), além de ocupar espaço e atrapalhar a organização do seu lar.

Monte a lista por setor

Por fim, agora que você já conseguiu fazer aquele balanço para saber o quanto é consumido de cada produto em sua casa, é hora de preparar a lista em si. Um modo de fazer esta organização, é separando os produtos por setor. Frios, higiene, não perecíveis, etc. Assim você não se perde dentro do mercado e não deixa passar nenhum produto de sua lisa.

 

 

Dicas extras

Agora que você já conheceu as nossas dicas essenciais, é hora de se ligar nas dicas extras que trouxemos para você:

  • Quando for calcular o consumo da sua família, e notar que ainda há um pequeno estoque de determinado produto, diminua a quantidade do estoque da quantidade que precisa comprar. Por exemplo: sua família consome 10kg de carne de frango por mês. Mas, antes de organizar a sua lista, você comprava 12kg. E, por esse motivo, você ainda tem 2kg no seu congelador. Portanto, neste primeiro mês, você precisará comprar apenas 8kg, até entrar no “eixo” dos seus cálculos e suas compras.
  • Tente ir diminuindo os excessos: ao perceber que durante as refeições, há um excesso de comida sobrando e, muitas vezes, essa comida vem a ser jogada fora, comece a diminuir este gasto. Diminua a quantidade de comida feita, pouco a pouco, até encontrar o ponto exato de consumo de sua família. Assim poderá ter uma lista mais precisa e com mais economia.

Seguindo estas dicas, certamente você começará notar os resultados em sua economia, e perceberá que saber como organizar a lista de compras do supermercado é muito importante para garantir o equilíbrio financeiro de sua família. Boas compras!

Add Comment