Mitos e Verdades Sobre a Maquiagem

Conhecer os mitos e verdades sobre a maquiagem é essencial para fazer um bom uso dos produtos. E ainda, só quem é apaixonada por uma make bem feita sabe o quanto de mitos e histórias que ouvimos de nossas tias, avós, e mãe acerca das “consequências” do uso.

No entanto, reunimos os mitos e verdades sobre a maquiagem que mais ouvimos falar no dia a dia, e fomos atrás das verdades e mentiras que cada história carrega consigo. Acompanhe abaixo e tire todas as suas dúvidas sobre esse universo de cores e texturas:

 

mitos e verdades sobre a maquiagem

 

Mitos e verdades sobre a maquiagem

Todo mundo tem os seus próprios mitos e verdades sobre a maquiagem. No entanto, é sempre importante estarmos abertos para aprender um pouco mais sobre o assunto.

Maquiagem envelhece a pele

Quem nunca ouviu esse mito que atire a primeira pedra! As pessoas costumam associar o uso demasiado de maquiagem com uma pele envelhecida, cheia de linhas de expressões e rugas. O que não é verdade!

Afinal, o que causa o envelhecimento na pele não é o produto com pigmentação. É o sol, a falta de atividade física, a falta de água e a alimentação ruim que causarão esses efeitos. Ou seja, não existe um “limite” para usar maquiagem, pode usar sem medo! Desde que cuide dos outros fatores que mencionamos para a pele não envelhecer precocemente.

Maquiagem previne o envelhecimento

Em contra partida, há aqueles que digam que a maquiagem pode prevenir o envelhecimento. E a resposta é: depende. Depende do produto que você escolher! Se ele tem ingredientes hidratantes, protetores, que mantém longe os radicais livres, sim, ele vai te ajudar a cuidar da pele.

Isso significa que a pele nunca envelhecerá? Não! A pele só não envelhecerá se você cuidar de todos os itens que citamos no tópico anterior.

 

mitos e verdades sobre a maquiagem

 

Maquiagem substitui o protetor solar

Mesmo que o produto apresente algum fator de proteção solar, a maquiagem jamais deverá ser substituta do protetor. Isso porque, normalmente, o fator de proteção que vem na base é baixo, o que necessitaria de umas 3 reaplicações por dia, no mínimo. E é claro que, quando estamos com a maquiagem bem feita, não vamos reaplicar base por cima do blush, do delineado, etc.

Desse modo, sempre antes de se maquiar, utilize um bom protetor solar!

Maquiagem dentro do prazo de validade não traz risco algum

Mentira! Não é só porque a maquiagem ainda “não venceu” que ela não estragou. Depende muito dos cuidados que você tem com o armazenamento!

Além disso, atente-se sempre a textura do material, sinta o cheiro, olhe a cor… Se algo mudou, é melhor não correr o risco de aplicar na pele, não é?

Maquiagem deve ser guardada no quarto

Verdade verdadeira. Afinal, muita gente tem ainda o costume de guardar a maquiagem no banheiro, o que é errado, principalmente para os pinceis. E sabe por quê? Porque no banheiro a umidade e a alteração de temperatura é constante, deixando o ambiente propício para proliferar fungos e bactérias nas maquiagens.

Desse modo, prefira guardar todos os seus itens de make no quarto, em uma área ventilada, como uma penteadeira. Isso fará com que toda a sua maquiagem e pincel “respirem”, evitando fungos e bactérias.

Add Comment